Mostrar registro simples

dc.creatorBrasil, Iran Almeida
dc.date.accessioned2018-09-25T20:09:10Z
dc.date.available2018-09-25T20:09:10Z
dc.date.issued2017-08-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14386
dc.description.abstractThis dissertation proposes to think the figure of drag queen in another scenario (in the field of education) realizing the infinite possibilities in addition to the arts, (un)building established between content and form, reinventing new forms of interaction, of knowing and knowledge. The intent of questioning of these possibilities is given through this figure always, which manufactures moving your own beauty, not being taken as a product and as a figure, drag does not follow standards, it creates its own. The encounter with this figure crossed by intensities that move, creating interconnections from a body in the process of doing art. The body/figure of drag who stars in actions and at the same time think about them in order to create new forms of interaction between subjects. To get to the cable research on drag, here was the auto-ethnography. For Daniela Versiani (2005), the construction of the auto-ethnography research takes place in the auto-reflection of the subject/artist and in this experience, the moves, what affects, what makes you think. When you think of the figure of the drag queen as a poetic figure I've been inspired in the philosopher Friedrich Nietzsche (2011) and your concept of will to power. It adds the set of references that don't only affect my practice as well as performativity, such as pedagogical movies Priscilla, Queen of the desert; To Wong Foo, Thanks for Everything! Julie Newmar; and the documentary Pageant; these materials which make me weave relationships and questioning as subject/drag/professor that I'm this way, the figure of drag queen invites thinking the subject/character in daily life, in your teaching and practice, and can be exploited under other settings.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDrag Queenpor
dc.subjectSujeito/personagempor
dc.subjectVontade de potênciapor
dc.subjectExperiênciapor
dc.subjectDrag Queeneng
dc.subjectSubject/charactereng
dc.subjectWill powereng
dc.subjectExperienceeng
dc.titleDrag Queen: uma potência transgressorapor
dc.title.alternativeDrag Queen: a transgressive powereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação se propõe a pensar a figura da drag queen em outro cenário (no campo da educação) percebendo as infinitas possibilidades para além das artes, (des)construindo o estabelecido entre conteúdo e forma, reinventando novas formas de interação, de saber e conhecimento. O intento de problematização dessas possibilidades se dá por meio desta figura sempre movente, que fabrica sua própria beleza, não sendo tomada como um produto e sim como uma figura, a drag não segue normas, ela cria as suas próprias. O encontro com essa figura atravessada por intensidades que a movimentam, criando interconexões a partir de um corpo em processo em fazer-se arte. O corpo/a figura da drag que protagoniza ações e ao mesmo tempo pensa sobre elas, de modo a criar novas formas de interação entre sujeitos. Para levar ao cabo a pesquisa sobre a drag, utilizou-se aqui da autoetnografia. Para Daniela Versiani (2005), a construção da pesquisa autoetnográfica se dá na autorreflexão do ser sujeito/artista e no que esse experiência, o movimenta, no que o afeta, no que o faz pensar. Ao pensar a figura da drag queen como figura poética inspirei-me no filósofo Friedrich Nietzsche (2011) e no seu conceito de vontade de potência. A isso se soma o conjunto de referências que não apenas influenciam minha prática performativa como também pedagógica, tais como os filmes Priscila, a Rainha do Deserto; To Wong Foo, Thanks for Everything! Julie Newmar; e o documentário Pageant; materiais esses que até hoje me fazem tecer relações e questionamentos como sujeito/drag/professor que sou. Dessa forma, a figura da dag queen convida a pensar o ser sujeito/personagem no cotidiano, na docência e sua prática, podendo ser explorada sob outras configurações.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcelo de Andrade
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518610535671838por
dc.contributor.referee1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee2Bonatto, Mônica Torres
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0719342502225613por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3826769673308776por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International