O uso de mapas conceituais nas disciplinas das séries iniciais para inovar a estratégia de aprendizagem, incluindo as TICs
Abstract
O presente artigo discute o uso dos mapas conceituais em sala de aula nos anos iniciais e procura relatar uma das maneiras como esta nova ferramentas de ensino pode ser utilizada nas diversas disciplinas dos anos iniciais, possibilitando um leque de novas perspectivas para inovar a estratégia de aprendizagem.O objetivo deste trabalho é de inserir no contexto escolar os mapas conceituais através da aplicação das TICs, para que ocorra uma aprendizagem significativa e uma melhor fixação dos conteúdos das disciplinas, como uma forma inovadora de trabalho no ensino fundamental. Esta pesquisa foi realizada na Escola Municipal de ensino fundamental Augusto Vitor Costa, localizado no município de Caçapava do Sul, R/S e a população pesquisada foi composta de vinte e um alunos do 5º Ano do ensino fundamental, na faixa etária em torno dos dez anos. A população que fez parte da pesquisa possui caráter participativo, demonstrando curiosidade e envolvimento nas atividades de sala de aula onde a autora leciona.
A experiência prática deste trabalho proporcionou aos alunos a inserção ás novas tecnologias através de um software educacional que proporcionou um bom desenvolvimento com relação á construção de mapas conceituais com a utilização das TICs.
Collections
The following license files are associated with this item: