A configuração das tecnologias de informação e comunicação no contexto das licenciaturas da UFSM
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Data
2011-10-14Autor
Rodrigues, Ariane Wollenhoupt da Luz
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Apesar de altos investimentos na criação e manutenção de laboratórios de informática nas escolas, ainda há resistência por parte dos professores em utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como estratégia didática. Este contexto leva a inquirir o modo como estes professores são preparados em sua formação superior para articular as TIC em suas disciplinas. Assim, objetiva-se levantar o modo como as TIC são tratadas no contexto dos cursos de licenciatura de uma universidade pública no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Para isto, foi realizada uma análise documental a partir dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação de 22 cursos de licenciatura presenciais, no que tange a inserção das TIC como estratégia pedagógica ou como disciplina componente do currículo. Conforme a Resolução CNE n. 1 de 18 de fevereiro de 2002, a organização curricular dos cursos de licenciatura de cada instituição deve observar um preparo do estudante para o uso das TIC e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores (CNE, 2002). Apesar desta normativa, os resultados desta pesquisa apontam a ausência de uma política institucional local no que se refere ao estudo das TIC como componente formativa dos cursos de formação de professores, bem como uma disparidade do tratamento das mesmas no que se refere aos cursos que as mencionam. Deste modo é necessário uma política institucional que articule, na formação inicial de professores, a reflexão-crítica sobre a inserção das TIC no contexto escolar, seus limites e possibilidades nesse contexto.
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