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dc.contributor.advisorCanal, Ana Paula
dc.creatorRodrigues, Ariane Wollenhoupt da Luz
dc.date.accessioned2018-09-27T12:01:08Z
dc.date.available2018-09-27T12:01:08Z
dc.date.issued2011-10-14
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14408
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractIn spite of high investments in the creation and maintenance of laboratories of computer science in the schools, there is still resistance for part of the teachers in using the Technologies of the Information and Communication (TIC) like educational strategy. This context gets a beating cross-examining the way as these teachers are prepared in his superior formation to articulate the TIC in his disciplines. So, the way aims to stand up like the TIC they are treated in the context of the courses of degree course of a public university in the interior of Rio Grande do Sul, Brazil.For this, a documentary analysis was carried out from the Pedagogic Projects of Degree courses of 22 present courses of degree course, as regards insertion of the TIC like pedagogic strategy or like component discipline of the curriculum. According to the Resolution CNE n. 1 of 18 of February of 2002, the organization curricular of the courses of degree course of each institution must obse rve a preparation of the student for the use of the TIC and of methodologies, strategies and innovatory materials of support (CNE, 2002).In spite of this prescriptive one, the results of this inquiry point to the absence of an institutional local politics in what it refers to the study of the TIC like component formative of the courses of teachers' formation, as well as a disparity of the treatment of same in what it refers to the courses that mention them. In this way there is necessary an institutional politics that articulates, in the initial formation of teachers, the critical-reflection on the insertion of the TIC in the school context, his limits and means in this context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectFormation of teacherseng
dc.subjectTechnologies of the information and communicationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleA configuração das tecnologias de informação e comunicação no contexto das licenciaturas da UFSMpor
dc.title.alternativeThe configuration of technologies of the information and communication in the context of undergraduate UFSMeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoApesar de altos investimentos na criação e manutenção de laboratórios de informática nas escolas, ainda há resistência por parte dos professores em utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como estratégia didática. Este contexto leva a inquirir o modo como estes professores são preparados em sua formação superior para articular as TIC em suas disciplinas. Assim, objetiva-se levantar o modo como as TIC são tratadas no contexto dos cursos de licenciatura de uma universidade pública no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Para isto, foi realizada uma análise documental a partir dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação de 22 cursos de licenciatura presenciais, no que tange a inserção das TIC como estratégia pedagógica ou como disciplina componente do currículo. Conforme a Resolução CNE n. 1 de 18 de fevereiro de 2002, a organização curricular dos cursos de licenciatura de cada instituição deve observar um preparo do estudante para o uso das TIC e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores (CNE, 2002). Apesar desta normativa, os resultados desta pesquisa apontam a ausência de uma política institucional local no que se refere ao estudo das TIC como componente formativa dos cursos de formação de professores, bem como uma disparidade do tratamento das mesmas no que se refere aos cursos que as mencionam. Deste modo é necessário uma política institucional que articule, na formação inicial de professores, a reflexão-crítica sobre a inserção das TIC no contexto escolar, seus limites e possibilidades nesse contexto.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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