O uso da tecnologia como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar como o programa
Virtual Vision pode auxiliar como recurso didático no processo de
ensino aprendizagem de alunos com deficiência visual na Escola
Municipal Leonor Pires de Macedo, localizada no município de
Restinga Seca, RS. Para isso utilizou-se o programa Virtual vision
que possibilita ao deficiente visual utilizar com autonomia o
Windows, o Office, o Internet Explorer e outros aplicativos, através
da leitura dos menus e telas desses programas por um sintetizador de voz. Após um período de 30 dias com aulas duas vezes por
semana, observou-se que o programa Virtual Vision mostrou-se
eficiente como recurso didático no processo ensino aprendizagem,
uma vez que o computador, aliado a uma prática pedagógica
comprometida com a formação de cidadãos, é uma poderosa
ferramenta para o processo ensino-aprendizagem, contribuindo para
propiciar o desenvolvimento cognitivo e sócio-afetivo das deficientes
visuais.
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