dc.contributor.advisor | Siluk, Ana Cláudia Pavão | |
dc.creator | Roveder, Ângela Balbina Picada | |
dc.date.accessioned | 2018-10-01T14:46:58Z | |
dc.date.available | 2018-10-01T14:46:58Z | |
dc.date.issued | 2009-10-01 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14434 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The necessity of providing moments for teachers’ formation in order to qualify their practices and management of their curriculum planning by the ICT (Communication and Information Technologies) emerged this study that is a descriptive research, a case study .The subjects were twenty –three teachers from a state school of the city of Santa Maria, RS. The formation activities were available by a blog workshop to form an innovative docent practice and to give opportunities to improve the content and the planning management of the teachers. The questionnaire was the research tool and the data were analyzed by a qualitative approach. The results indicate that the use of blog in education can develop a teaching practice more creative and focused on the collective construction of knowledge, contributes to teachers education and the use of technologies and assists in the management of their teaching plans in a flexible and participatory way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.subject | Teachers’ education | eng |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Teaching practice | eng |
dc.title | Oficina de blogs: uma estratégia para auxiliar professores na gestão de planos de ensino e na prática docente | por |
dc.title.alternative | Blogs workshop: a strategy to help teachers in management of curriculum planning and teaching practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A necessidade de proporcionar momentos de formação aos professores, visando qualificar suas práticas e a gestão de seus planos de ensino, através do uso das TICs, motivou este estudo que se caracteriza por ser uma pesquisa descritiva, do tipo estudo de caso. Os sujeitos foram vinte e três professores de uma Escola Estadual de Santa Maria-RS. As atividades de formação foram ofertadas através de uma Oficina de Blogs buscando, por meio da exploração e uso desta ferramenta, construir uma prática docente inovadora e oportunizar uma melhor gestão dos conteúdos e planos de ensino dos professores. O questionário foi o instrumento de pesquisa utilizado e os dados foram analisados sob uma abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o uso de Blog na educação pode desenvolver uma prática docente mais criativa e voltada para a construção coletiva de conhecimentos em sala de aula, contribui com a formação de professores e o uso de tecnologias e os auxilia na gestão de seus planos de forma flexível e participativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |