dc.contributor.advisor | Souza, Maristela da Silva | |
dc.creator | Carvalho, Jari Santos de | |
dc.date.accessioned | 2016-04-07T15:13:30Z | |
dc.date.available | 2016-04-07T15:13:30Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1451 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Based in the process of development of the capoeira in the school, that comes in
recent years if intensifying, also with you discipline you specify in formation courses, we
carry through this bibliographical research, and in accordance with this, will point some
possibilities, in the direction of that the capoeira is developed in the school from its
emancipations aspects and not as half of reproduction, contributing with respect to the
production of the knowledge in capoeira and questioning its function in the pertaining to
school context. Teacher and school must advance in search of more strategies and
possibilities, working in set, so that the Capoeira is not only one sport more in the
institution, and yes one practical cultural corporal, becoming truly excellent one in the
formation of the emancipation human being. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Capoeira | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Prática cultural | por |
dc.title | Problematizando a inserção da capoeira nos processos de ensino | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Baseado no processo de desenvolvimento da capoeira na escola, que vem nos
últimos anos se intensificando, inclusive com disciplinas especificas em cursos de
formação, realizamos esta pesquisa bibliográfica, com a qual apontaremos algumas
possibilidades, no sentido de que a capoeira seja desenvolvida na escola a partir de seus
aspectos emancipatórios e não como meio de reprodução, contribuindo para a produção do
conhecimento em capoeira e problematizando a sua função no contexto escolar. Professor e
escola devem avançar em busca de mais estratégias e possibilidades, trabalhando em
conjunto, para que a Capoeira não seja apenas um esporte a mais na instituição, e sim uma
prática cultural corporal, tornando-se verdadeiramente relevante na formação da
emancipação humana. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |