dc.contributor.advisor | Fruet, Fabiane Sarmento Oliveira | |
dc.creator | Redin, Clelia Regina | |
dc.date.accessioned | 2018-10-11T14:38:19Z | |
dc.date.available | 2018-10-11T14:38:19Z | |
dc.date.issued | 2011-09-30 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14528 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description | Título alterado para: Tecnologias da informação e da comunicação na prática docente | por |
dc.description.abstract | This article reports a research accomplished with teachers from Escola Estadual de Educação Básica Pe. Benjamin Copetti from Sobradinho / RS, on the use of Information and Communication Technologies (ICT). We investigated the teachers’ point of view to know about the changes in the classroom, due to the introduction of the ICT, identify the ICT that the school provides for the educational use, and among them, the most used. We obtained the data through a questionnaire given to the teachers, in order to describe and quantify the changes, by the pedagogical use of ICT. Through the quantitative analysis we describe the results comparing the bibliographical study accomplished. The analysis indicates that the teachers believe their teaching practice has changed with the introduction of ICT in the classroom, they know and understand the importance of them in all sectors of society, but they still show some insecurity in using technology in teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Recursos pedagógicos | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Teaching resources | eng |
dc.subject | Teaching practice | eng |
dc.title | Tecnologia da informação e da comunicação na prática docente: um estudo a apartir da Escola Estadual de Educação Básica Pe. Benjamim Copetti de Sobradinho/RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo relata a pesquisa realizada com professores da Escola Estadual de Educação Básica Pe. Benjamim Copetti de Sobradinho / RS, sobre o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Investiga-se o ponto de vista dos professores com relação às mudanças ocorridas em sala de aula, devido à introdução das TIC, identifica as TIC que a escola disponibiliza para uso pedagógico, e dentre elas, as mais utilizadas. Obteve-se os dados por meio de um questionário aplicado aos professores, com o objetivo de descrever e quantificar as mudanças ocorridas, pelo uso pedagógico das TIC. Através da análise quanti-qualitativa descreve-se os resultados confrontando com o estudo bibliográfico realizado. A análise aponta que os professores acreditam que sua prática docente mudou com a introdução das TIC na sala de aula, conhecem e sabem da importância destas, em todos os setores da sociedade, mas ainda mostram insegurança no uso de algumas tecnologias na atividade docente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |