Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFruet, Fabiane Sarmento Oliveira
dc.creatorRedin, Clelia Regina
dc.date.accessioned2018-10-11T14:38:19Z
dc.date.available2018-10-11T14:38:19Z
dc.date.issued2011-09-30
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14528
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.descriptionTítulo alterado para: Tecnologias da informação e da comunicação na prática docentepor
dc.description.abstractThis article reports a research accomplished with teachers from Escola Estadual de Educação Básica Pe. Benjamin Copetti from Sobradinho / RS, on the use of Information and Communication Technologies (ICT). We investigated the teachers’ point of view to know about the changes in the classroom, due to the introduction of the ICT, identify the ICT that the school provides for the educational use, and among them, the most used. We obtained the data through a questionnaire given to the teachers, in order to describe and quantify the changes, by the pedagogical use of ICT. Through the quantitative analysis we describe the results comparing the bibliographical study accomplished. The analysis indicates that the teachers believe their teaching practice has changed with the introduction of ICT in the classroom, they know and understand the importance of them in all sectors of society, but they still show some insecurity in using technology in teaching.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectRecursos pedagógicospor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectTeaching resourceseng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.titleTecnologia da informação e da comunicação na prática docente: um estudo a apartir da Escola Estadual de Educação Básica Pe. Benjamim Copetti de Sobradinho/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo relata a pesquisa realizada com professores da Escola Estadual de Educação Básica Pe. Benjamim Copetti de Sobradinho / RS, sobre o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC). Investiga-se o ponto de vista dos professores com relação às mudanças ocorridas em sala de aula, devido à introdução das TIC, identifica as TIC que a escola disponibiliza para uso pedagógico, e dentre elas, as mais utilizadas. Obteve-se os dados por meio de um questionário aplicado aos professores, com o objetivo de descrever e quantificar as mudanças ocorridas, pelo uso pedagógico das TIC. Através da análise quanti-qualitativa descreve-se os resultados confrontando com o estudo bibliográfico realizado. A análise aponta que os professores acreditam que sua prática docente mudou com a introdução das TIC na sala de aula, conhecem e sabem da importância destas, em todos os setores da sociedade, mas ainda mostram insegurança no uso de algumas tecnologias na atividade docente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto