Ampliando a jornada escolar com inclusão digital: um estudo de caso
Abstract
O objetivo deste artigo é apresentar possibilidades de inclusão digital nas escolas, mais
especificamente, em escolas de ensino da rede pública. Inicialmente faremos uma abordagem sobre
a importância da inclusão digital nas instituições de ensino. Na sequência da pesquisa, optamos por
investigar, após a ampliação da jornada escolar, os resultados do processo de inserção das mídias
na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Edwaldo Bernardo Hoffmann, localizada no
município de Restinga Sêca. Para isso, realizamos observações na sala de informática com o
propósito de analisar o comportamento dos alunos, bem como avaliar as ações dos professores
frente a esse novo desafio. Dialogamos com as crianças para identificar as influências da mídia nas
diferentes realidades socioeconômicas. Constatamos que a inclusão digital é interpretada de forma
diferenciada, pois as respostas variaram de acordo com o universo cultural ao qual a criança
pertence. Assim sendo, os professores não podem ignorar as experiências e as informações trazidas
da vivência fora da escola, porque ela contribui para a formação cultural do nosso educando. Nessa
perspectiva, propomos a instrumentalização aos educadores e aos educandos para o uso dessa nova
tecnologia, o acesso à rede mundial de computadores e aos seus recursos.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]
The following license files are associated with this item: