Um estudo de síntese sobre o uso da informática como ferramenta de ensino-aprendizagem
Resumen
A sociedade mundial caracteriza-se como uma sociedade midiatizada, o que exige
estudo e entendimento de seus desdobramentos no meio Educacional. Este estudo
objetiva refletir, sobre a mediação da informática como recurso para a construção do
conhecimento na Educação Fundamental. Para tanto, apresenta uma análise do
uso do computador no processo pedagógico. Procura explicitar as possíveis
contribuições da utilização dessa ferramenta na construção do conhecimento.
Assim, tem–se como objetivo conhecer e compreender os princípios educacionais
construcionistas que fundamentam a utilização do computador com finalidades
educacionais. Nesta direção, optou–se por realizar uma pesquisa bibliográfica que
contribui para uma visão ampla do estudo da temática em questão. Para tanto
realizou–se uma revisão bibliográfica acerca da temática, apoiados nos referenciais
teóricos propostos por Soares (1999), Valente (1999), Oliveira (2006), Malheiros
(2012), Papert (1994) e outros. Como resultado, destaca-se a relevância dos
professores, a maioria migrantes digitais, se conscientizem da importância de usar o
potencial das novas tecnologias para qualificar o processo de ensino aprendizagem.
Quanto ao estado e a escola, cabe a responsabilidade de capacitar os professores para uma apropriação adequada e efetiva dessas novas ferramentas em benefício
da aprendizagem do aluno.
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