Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMagno Junior, Mario Gerson Miranda
dc.creatorRodrigues, Adriana de Fátima Cruz
dc.date.accessioned2018-10-16T13:49:08Z
dc.date.available2018-10-16T13:49:08Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14561
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study possesses as general objective to verify the functionality of learning objects in the pedagogic practices adopted by teachers of a School of Fundamental Teaching of the State Public Net located in city Santa Maria-RS. It is a study that proposes the continuity of a research accomplished at the same school in the first semester of the year of 2012, that he/she worked the student's glance concerning the learning objects used at classroom. Seeking to have a general panorama regarding the publics' understanding involved in relation to the means and limitations, this work proposes as field research, interviews close to the teachers that work and they insert learning objects in their pedagogic practices, totaling four interviewees. The select results demonstrate: (i) the compromising in relation to the applicability of the use of learning objects in the pedagogic practices and, those, in the interviewees' understanding refer not only to materials midiáticos, involving education resources and all and any technology that is to the students' disposition for learning ends, as: books, magazines, newspapers; (ii) the alignment in relation to perception on the importance of motivating the use of such resources looking for the motivation and the students' incentive on behalf of the learning and, (iii) the need of a larger understanding of the school on the subject of the training and incentive in relation to the learning objects, tends in view that the motivation in his/her great majority, leaves of the teacher.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectRecursos educacionaispor
dc.subjectObjects of learningeng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectEducation resourceseng
dc.titleObjetos de aprendizagem aplicados à prática pedagógica: estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeApplied objects of learning to the pedagogic practice: study of case in a school of fundamental teaching of saint state public Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo possui como objetivo geral verificar a funcionalidade de objetos de aprendizagem nas práticas pedagógicas adotadas por docentes de uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual localizada na cidade de Santa Maria - RS. Trata-se de um estudo que propõe a continuidade de uma pesquisa realizada na mesma escola no primeiro semestre do ano de 2012, que trabalhou o olhar do estudante acerca dos objetos de aprendizagem utilizados em sala de aula. Visando ter um panorama geral a respeito do entendimento dos públicos envolvidos em relação às facilidades e limitações, este trabalho propõe como pesquisa de campo, entrevistas junto aos docentes que trabalham e inserem objetos de aprendizagem em suas práticas pedagógicas, totalizando quatro entrevistados. Os resultados apurados demonstram: (i) o comprometimento em relação à aplicabilidade do uso de objetos de aprendizagem nas práticas pedagógicas e, esses, no entendimento dos entrevistados referem-se não somente a materiais midiáticos, envolvendo recursos educacionais e toda e qualquer tecnologia que esteja à disposição dos estudantes para fins de aprendizagem, como: livros, revistas, jornais; (ii) o alinhamento em relação a percepção sobre a importância de incentivar a utilização de tais recursos buscando a motivação e o incentivo dos alunos em prol do aprendizado e, (iii) a necessidade de uma maior conscientização da escola sobre a questão da capacitação e incentivo em relação aos objetos de aprendizagem, tendo em vista que a motivação em sua grande maioria, parte do docente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto