dc.contributor.advisor | Magno Junior, Mario Gerson Miranda | |
dc.creator | Rodrigues, Adriana de Fátima Cruz | |
dc.date.accessioned | 2018-10-16T13:49:08Z | |
dc.date.available | 2018-10-16T13:49:08Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14561 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study possesses as general objective to verify the functionality of learning
objects in the pedagogic practices adopted by teachers of a School of Fundamental
Teaching of the State Public Net located in city Santa Maria-RS. It is a study that
proposes the continuity of a research accomplished at the same school in the first
semester of the year of 2012, that he/she worked the student's glance concerning the
learning objects used at classroom. Seeking to have a general panorama regarding
the publics' understanding involved in relation to the means and limitations, this work
proposes as field research, interviews close to the teachers that work and they insert
learning objects in their pedagogic practices, totaling four interviewees. The select
results demonstrate: (i) the compromising in relation to the applicability of the use of
learning objects in the pedagogic practices and, those, in the interviewees'
understanding refer not only to materials midiáticos, involving education resources
and all and any technology that is to the students' disposition for learning ends, as:
books, magazines, newspapers; (ii) the alignment in relation to perception on the
importance of motivating the use of such resources looking for the motivation and the
students' incentive on behalf of the learning and, (iii) the need of a larger
understanding of the school on the subject of the training and incentive in relation to
the learning objects, tends in view that the motivation in his/her great majority, leaves of the teacher. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Recursos educacionais | por |
dc.subject | Objects of learning | eng |
dc.subject | Pedagogical practices | eng |
dc.subject | Education resources | eng |
dc.title | Objetos de aprendizagem aplicados à prática pedagógica: estudo de caso em uma escola de ensino fundamental da rede pública estadual de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Applied objects of learning to the pedagogic practice: study of case in a school of fundamental teaching of saint state public Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo possui como objetivo geral verificar a funcionalidade de objetos de aprendizagem nas
práticas pedagógicas adotadas por docentes de uma Escola de Ensino Fundamental da Rede Pública
Estadual localizada na cidade de Santa Maria - RS. Trata-se de um estudo que propõe a continuidade
de uma pesquisa realizada na mesma escola no primeiro semestre do ano de 2012, que trabalhou o
olhar do estudante acerca dos objetos de aprendizagem utilizados em sala de aula. Visando ter um
panorama geral a respeito do entendimento dos públicos envolvidos em relação às facilidades e
limitações, este trabalho propõe como pesquisa de campo, entrevistas junto aos docentes que
trabalham e inserem objetos de aprendizagem em suas práticas pedagógicas, totalizando quatro
entrevistados. Os resultados apurados demonstram: (i) o comprometimento em relação à
aplicabilidade do uso de objetos de aprendizagem nas práticas pedagógicas e, esses, no
entendimento dos entrevistados referem-se não somente a materiais midiáticos, envolvendo recursos
educacionais e toda e qualquer tecnologia que esteja à disposição dos estudantes para fins de
aprendizagem, como: livros, revistas, jornais; (ii) o alinhamento em relação a percepção sobre a
importância de incentivar a utilização de tais recursos buscando a motivação e o incentivo dos alunos
em prol do aprendizado e, (iii) a necessidade de uma maior conscientização da escola sobre a
questão da capacitação e incentivo em relação aos objetos de aprendizagem, tendo em vista que a
motivação em sua grande maioria, parte do docente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |