Sequência de atividades didáticas para uma abordagem fenomenológica da ondulatória em uma perspectiva de sala de aula invertida
Resumo
Neste trabalho, elaboramos, implementamos e avaliamos um conjunto de quatorze atividades didáticas
(AD) baseadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), propondo problemas abertos, na
perspectiva da sala de aula invertida. As AD buscam incentivar os estudantes a relacionar as grandezas
e conceitos estudados em sala de aula com os fenômenos observados em seu cotidiano e abordam
praticamente todo o conteúdo programático de Oscilações e Ondas do Ensino Médio (EM). As AD
estão disponibilizadas em formato eletrônico em um ambiente próprio acessado pela Internet e são
planejadas para que seja possível seu uso em uma metodologia de sala de aula invertida. A estrutura
básica das AD é constituída por um texto introdutório, seguido por simulações, vídeos ou animações
que representam fenômenos específicos e um conjunto de questões ou problemas propostos aos
alunos. Em um esquema de sala de aula invertida, os alunos são convidados a responder as questões
propostas antes da aula presencial. Esta é reservada para discussões, esclarecimentos de dúvidas e
síntese dos assuntos abordados. De forma geral, percebemos que a metodologia da sala de aula
invertida é uma estratégia didática que é muito bem recebida pelos estudantes. Em particular,
verificamos que (1) o curso proposto pode ser uma solução para situações em que a carga didática é
insuficiente para cobrir todos os tópicos do programa e (2) a sala de aula invertida é uma estratégia
com potencial de estimular a participação e desenvolver autonomia dos estudantes. O conjunto de AD
foi implementado e avaliado em duas turmas da Segunda Série do EM. Os resultados apontam para a
exequibilidade desta proposta como um curso introdutório de um semestre letivo sobre a temática
abordada.
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