dc.creator | Richter, Sabrina Skrebsky | |
dc.date.accessioned | 2018-10-17T22:10:14Z | |
dc.date.available | 2018-10-17T22:10:14Z | |
dc.date.issued | 2017-08-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14587 | |
dc.description.abstract | In this work, we elaborate, implement and evaluate a set of four didactic activities (AD) based on
Information and Communication Technologies (ICT), proposing open problems from the perspective
of the inverted classroom. The AD seeks to encourage students to relate the magnitudes and concepts
studied in the classroom with the phenomena observed in their daily life and approach practically all
the programmatic contents of Oscillations and Waves of High School (EM). ADs are available in
electronic format in an Internet-accessible environment and are designed to be used in an inverted
classroom methodology. The basic structure of AD consists of an introductory text, followed by
simulations, videos or animations that represent specific phenomena and a set of questions or
problems proposed to students. In an inverted classroom scheme, students are invited to answer the
questions proposed before the face-to-face lesson. This is reserved for discussions, clarifications of
doubts and summary of the subjects addressed. In general, we realize that the methodology of the
inverted classroom is a didactic strategy that is well received by the students. In particular, we find that
(1) the proposed course may be a solution to situations where the instructional load is insufficient to
cover all the topics of the program and (2) the inverted classroom is a strategy with the potential to
stimulate participation and Students' autonomy. The AD set was implemented and evaluated in two
classes of the Second Series of MS. The results point to the feasibility of this proposal as an
introductory course of a semester on the subject. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Oscilações e ondulatória | por |
dc.subject | Sala de aula invertida | por |
dc.subject | Simulação computacional | por |
dc.subject | Fenômenos e grandezas | por |
dc.subject | Atividades didáticas | por |
dc.subject | Oscillations | eng |
dc.subject | Ondulatory | eng |
dc.subject | Computer simulation | eng |
dc.subject | Phenomena and magnitudes | eng |
dc.subject | Didactic activities | eng |
dc.title | Sequência de atividades didáticas para uma abordagem fenomenológica da ondulatória em uma perspectiva de sala de aula invertida | por |
dc.title.alternative | Innovative teaching activities of thermodynamics based on problem solving and ICT | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho, elaboramos, implementamos e avaliamos um conjunto de quatorze atividades didáticas
(AD) baseadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), propondo problemas abertos, na
perspectiva da sala de aula invertida. As AD buscam incentivar os estudantes a relacionar as grandezas
e conceitos estudados em sala de aula com os fenômenos observados em seu cotidiano e abordam
praticamente todo o conteúdo programático de Oscilações e Ondas do Ensino Médio (EM). As AD
estão disponibilizadas em formato eletrônico em um ambiente próprio acessado pela Internet e são
planejadas para que seja possível seu uso em uma metodologia de sala de aula invertida. A estrutura
básica das AD é constituída por um texto introdutório, seguido por simulações, vídeos ou animações
que representam fenômenos específicos e um conjunto de questões ou problemas propostos aos
alunos. Em um esquema de sala de aula invertida, os alunos são convidados a responder as questões
propostas antes da aula presencial. Esta é reservada para discussões, esclarecimentos de dúvidas e
síntese dos assuntos abordados. De forma geral, percebemos que a metodologia da sala de aula
invertida é uma estratégia didática que é muito bem recebida pelos estudantes. Em particular,
verificamos que (1) o curso proposto pode ser uma solução para situações em que a carga didática é
insuficiente para cobrir todos os tópicos do programa e (2) a sala de aula invertida é uma estratégia
com potencial de estimular a participação e desenvolver autonomia dos estudantes. O conjunto de AD
foi implementado e avaliado em duas turmas da Segunda Série do EM. Os resultados apontam para a
exequibilidade desta proposta como um curso introdutório de um semestre letivo sobre a temática
abordada. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sauerwein, Ricardo Andreas | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8278664817341548 | por |
dc.contributor.referee1 | Bulegon, Ana Marli | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1315096515847809 | por |
dc.contributor.referee2 | Leonel, André Ary | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6703447252635796 | por |
dc.contributor.referee3 | Barin, Cláudia Smaniotto | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0832298305352059 | por |
dc.contributor.referee4 | Santos, Leila Maria Araújo | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0427736982554233 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4657093412151293 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Bioquímica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |