Mostrar registro simples

dc.creatorRichter, Sabrina Skrebsky
dc.date.accessioned2018-10-17T22:10:14Z
dc.date.available2018-10-17T22:10:14Z
dc.date.issued2017-08-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14587
dc.description.abstractIn this work, we elaborate, implement and evaluate a set of four didactic activities (AD) based on Information and Communication Technologies (ICT), proposing open problems from the perspective of the inverted classroom. The AD seeks to encourage students to relate the magnitudes and concepts studied in the classroom with the phenomena observed in their daily life and approach practically all the programmatic contents of Oscillations and Waves of High School (EM). ADs are available in electronic format in an Internet-accessible environment and are designed to be used in an inverted classroom methodology. The basic structure of AD consists of an introductory text, followed by simulations, videos or animations that represent specific phenomena and a set of questions or problems proposed to students. In an inverted classroom scheme, students are invited to answer the questions proposed before the face-to-face lesson. This is reserved for discussions, clarifications of doubts and summary of the subjects addressed. In general, we realize that the methodology of the inverted classroom is a didactic strategy that is well received by the students. In particular, we find that (1) the proposed course may be a solution to situations where the instructional load is insufficient to cover all the topics of the program and (2) the inverted classroom is a strategy with the potential to stimulate participation and Students' autonomy. The AD set was implemented and evaluated in two classes of the Second Series of MS. The results point to the feasibility of this proposal as an introductory course of a semester on the subject.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectOscilações e ondulatóriapor
dc.subjectSala de aula invertidapor
dc.subjectSimulação computacionalpor
dc.subjectFenômenos e grandezaspor
dc.subjectAtividades didáticaspor
dc.subjectOscillationseng
dc.subjectOndulatoryeng
dc.subjectComputer simulationeng
dc.subjectPhenomena and magnitudeseng
dc.subjectDidactic activitieseng
dc.titleSequência de atividades didáticas para uma abordagem fenomenológica da ondulatória em uma perspectiva de sala de aula invertidapor
dc.title.alternativeInnovative teaching activities of thermodynamics based on problem solving and ICTeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoNeste trabalho, elaboramos, implementamos e avaliamos um conjunto de quatorze atividades didáticas (AD) baseadas em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), propondo problemas abertos, na perspectiva da sala de aula invertida. As AD buscam incentivar os estudantes a relacionar as grandezas e conceitos estudados em sala de aula com os fenômenos observados em seu cotidiano e abordam praticamente todo o conteúdo programático de Oscilações e Ondas do Ensino Médio (EM). As AD estão disponibilizadas em formato eletrônico em um ambiente próprio acessado pela Internet e são planejadas para que seja possível seu uso em uma metodologia de sala de aula invertida. A estrutura básica das AD é constituída por um texto introdutório, seguido por simulações, vídeos ou animações que representam fenômenos específicos e um conjunto de questões ou problemas propostos aos alunos. Em um esquema de sala de aula invertida, os alunos são convidados a responder as questões propostas antes da aula presencial. Esta é reservada para discussões, esclarecimentos de dúvidas e síntese dos assuntos abordados. De forma geral, percebemos que a metodologia da sala de aula invertida é uma estratégia didática que é muito bem recebida pelos estudantes. Em particular, verificamos que (1) o curso proposto pode ser uma solução para situações em que a carga didática é insuficiente para cobrir todos os tópicos do programa e (2) a sala de aula invertida é uma estratégia com potencial de estimular a participação e desenvolver autonomia dos estudantes. O conjunto de AD foi implementado e avaliado em duas turmas da Segunda Série do EM. Os resultados apontam para a exequibilidade desta proposta como um curso introdutório de um semestre letivo sobre a temática abordada.por
dc.contributor.advisor1Sauerwein, Ricardo Andreas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8278664817341548por
dc.contributor.referee1Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315096515847809por
dc.contributor.referee2Leonel, André Ary
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6703447252635796por
dc.contributor.referee3Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.referee4Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4657093412151293por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International