dc.creator | Vidmar, Muryel Pyetro | |
dc.date.accessioned | 2018-10-18T19:30:15Z | |
dc.date.available | 2018-10-18T19:30:15Z | |
dc.date.issued | 2017-08-22 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14598 | |
dc.description.abstract | The main objective of this research is to investigate to what extent the structuring of didactic activities of
Physics based on the assumptions of the Cognitive Flexibility Theory and mediated by hypermedia
contribute for potentialize the development of thematic criss-crossing by high school students. We use
as research conception the action-research, in which are developed cycles characterized by
momentspotentialize of planning, action, observation and reflection. In this sense, the planning moment
of action-research consisted in the elaboration of didactic activities of Physics structured based on the
assumptions of the Cognitive Flexibility Theory. These activities were mediated technologically by
hypermedia educational resources and treate of the physical knowledges associated with thematic
electric energy in the homes. In the moments of action and observation of action-research, these
didactic activities were implemented with students from third grade of high school of a state public
school, located in the city Santa Maria – RS. To finish, at the moment of reflection, we evaluated the
didactic activities implemented through the analysis of the student's resolution to the activities, with a
focus on the main objective of the research. The results obtained allowed us to conclude that the
structuring of didactic activities of Physics, based on the assumptions of the Cognitive Flexibility Theory
and mediated by hypermedia, contribute for potentiate the development of thematic criss-crossing by
students, essential for the development of cognitive flexibility. This is because this structuring made
possible them to adequately develop the fundamental aspects of these criss-crossings, associated with
deconstruction and reconstruction of concepts: analysis of mini cases and cases according to the
associated conceptual analysis themes; and criss-crossing in mini cases to understand how a certain
theme applies in distinct cases and mini cases. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Atividade didática de física | por |
dc.subject | Hipermídia | por |
dc.subject | Travessia temática | por |
dc.subject | Flexibilidade cognitiva | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Didactic activity of physics | eng |
dc.subject | Hypermedia | eng |
dc.subject | Thematic criss-crossing | eng |
dc.subject | Cognitive flexibility | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.title | Atividades didáticas de física mediadas por hipermídia: potencialidades para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva | por |
dc.title.alternative | Didactic activities of physics mediated by hypermedia: potentialities for the development of the cognitive flexibility | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | O objetivo principal desta pesquisa consistiu em investigar em que medida a estruturação de atividades
didáticas de Física baseadas nos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e mediadas por
hipermídia contribui para potencializar a realização de travessias temáticas por estudantes do ensino
médio. Utilizamos como concepção de pesquisa a investigação-ação, na qual são desenvolvidos ciclos
caracterizados pelos momentos de planejamento, ação, observação e reflexão. Nesse sentido, o
momento de planejamento da investigação-ação consistiu na elaboração de atividades didáticas de
Física estruturadas com base nos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. As referidas
atividades foram mediadas tecnologicamente por recursos educacionais hipermídia e abordaram os
conhecimentos físicos associados a temática energia elétrica nas residências. Nos momentos de ação
e observação da investigação-ação, essas atividades didáticas foram implementadas com estudantes
de terceira série do ensino médio de uma escola da rede pública estadual, localizada na cidade de
Santa Maria – RS. Por fim, no momento de reflexão, avaliamos as atividades didáticas implementadas
através da análise da resolução dos estudantes às atividades, com foco em conformidade com o
objetivo principal da pesquisa. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que a estruturação das
atividades didáticas de Física, baseadas nos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e
mediadas por hipermídia, contribuiu para potencializar a realização das travessias temáticas pelos
estudantes, essencial para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva. Isso porque essa estruturação
possibilitou a eles desenvolverem adequadamente os aspectos fundamentais dessas travessias,
associados a desconstrução e reconstrução de conceitos: análise de mini casos e casos a partir dos
temas de análise conceitual associados; e travessia em mini casos para compreender como um
determinado tema se aplica em casos e mini casos distintos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sauerwein, Inés Prieto Schmidt | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7906512702835414 | por |
dc.contributor.referee1 | Leão, Marcelo Brito Carneiro | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2437159839645198 | por |
dc.contributor.referee2 | Kawamura, Maria Regina Dubeux | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6032968618158166 | por |
dc.contributor.referee3 | Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5626168979329885 | por |
dc.contributor.referee4 | Sepel, Lenira Maria Nunes | |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9187175270021411 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8939243324015902 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Bioquímica | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |