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dc.creatorVidmar, Muryel Pyetro
dc.date.accessioned2018-10-18T19:30:15Z
dc.date.available2018-10-18T19:30:15Z
dc.date.issued2017-08-22
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14598
dc.description.abstractThe main objective of this research is to investigate to what extent the structuring of didactic activities of Physics based on the assumptions of the Cognitive Flexibility Theory and mediated by hypermedia contribute for potentialize the development of thematic criss-crossing by high school students. We use as research conception the action-research, in which are developed cycles characterized by momentspotentialize of planning, action, observation and reflection. In this sense, the planning moment of action-research consisted in the elaboration of didactic activities of Physics structured based on the assumptions of the Cognitive Flexibility Theory. These activities were mediated technologically by hypermedia educational resources and treate of the physical knowledges associated with thematic electric energy in the homes. In the moments of action and observation of action-research, these didactic activities were implemented with students from third grade of high school of a state public school, located in the city Santa Maria – RS. To finish, at the moment of reflection, we evaluated the didactic activities implemented through the analysis of the student's resolution to the activities, with a focus on the main objective of the research. The results obtained allowed us to conclude that the structuring of didactic activities of Physics, based on the assumptions of the Cognitive Flexibility Theory and mediated by hypermedia, contribute for potentiate the development of thematic criss-crossing by students, essential for the development of cognitive flexibility. This is because this structuring made possible them to adequately develop the fundamental aspects of these criss-crossings, associated with deconstruction and reconstruction of concepts: analysis of mini cases and cases according to the associated conceptual analysis themes; and criss-crossing in mini cases to understand how a certain theme applies in distinct cases and mini cases.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAtividade didática de físicapor
dc.subjectHipermídiapor
dc.subjectTravessia temáticapor
dc.subjectFlexibilidade cognitivapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectDidactic activity of physicseng
dc.subjectHypermediaeng
dc.subjectThematic criss-crossingeng
dc.subjectCognitive flexibilityeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleAtividades didáticas de física mediadas por hipermídia: potencialidades para o desenvolvimento da flexibilidade cognitivapor
dc.title.alternativeDidactic activities of physics mediated by hypermedia: potentialities for the development of the cognitive flexibilityeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO objetivo principal desta pesquisa consistiu em investigar em que medida a estruturação de atividades didáticas de Física baseadas nos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e mediadas por hipermídia contribui para potencializar a realização de travessias temáticas por estudantes do ensino médio. Utilizamos como concepção de pesquisa a investigação-ação, na qual são desenvolvidos ciclos caracterizados pelos momentos de planejamento, ação, observação e reflexão. Nesse sentido, o momento de planejamento da investigação-ação consistiu na elaboração de atividades didáticas de Física estruturadas com base nos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva. As referidas atividades foram mediadas tecnologicamente por recursos educacionais hipermídia e abordaram os conhecimentos físicos associados a temática energia elétrica nas residências. Nos momentos de ação e observação da investigação-ação, essas atividades didáticas foram implementadas com estudantes de terceira série do ensino médio de uma escola da rede pública estadual, localizada na cidade de Santa Maria – RS. Por fim, no momento de reflexão, avaliamos as atividades didáticas implementadas através da análise da resolução dos estudantes às atividades, com foco em conformidade com o objetivo principal da pesquisa. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que a estruturação das atividades didáticas de Física, baseadas nos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva e mediadas por hipermídia, contribuiu para potencializar a realização das travessias temáticas pelos estudantes, essencial para o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva. Isso porque essa estruturação possibilitou a eles desenvolverem adequadamente os aspectos fundamentais dessas travessias, associados a desconstrução e reconstrução de conceitos: análise de mini casos e casos a partir dos temas de análise conceitual associados; e travessia em mini casos para compreender como um determinado tema se aplica em casos e mini casos distintos.por
dc.contributor.advisor1Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7906512702835414por
dc.contributor.referee1Leão, Marcelo Brito Carneiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2437159839645198por
dc.contributor.referee2Kawamura, Maria Regina Dubeux
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6032968618158166por
dc.contributor.referee3Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5626168979329885por
dc.contributor.referee4Sepel, Lenira Maria Nunes
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187175270021411por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939243324015902por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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