Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSagrillo, Daniele Rorato
dc.creatorBritzius, Simone Souza Matter
dc.date.accessioned2018-10-30T11:35:38Z
dc.date.available2018-10-30T11:35:38Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14706
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present study analyzes the Law on Democratic Management of Education, Municipal Law nº. 1.745/2017, elaborated and approved in 2017. The objective of the research is to identify the elements that influenced the non-approval of the election of directors in the law that regulates the democratic management in the municipal education system of Miraguaí / RS. It consisted of a qualitative research, developed through a case study, whose instrument of data collection was the semistructured interview and the documentary analysis with bibliographic support. The results of the research indicate that this law brought in its aspects administrative, pedagogical and financial management, however, without the forecast of the election of directors. In the process of drafting the Law, there were no indications of the participation of the different segments of the school community, previous discussions focused on the group of teachers, which contributed significantly to this outcome, justified by the negative experiences of this group with the election of directors in state schools, by involving political-party issues and disagreements among colleagues. In spite of the peculiarities of the municipality (small schools, few students and teachers), it is foreseen in Law that the position of director will be exercised by professional graduated in full degree and will be given to the Mayor consult collegiate organs. It was concluded that the non-approval of the election of directors reflected the position of the group of teachers, and it was not possible for the school community to position itself on the topic "election of directors".eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLei de gestão democráticapor
dc.subjectEleição de diretorespor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectLaw of democratic managementeng
dc.subjectElection of directorseng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleElementos que influenciaram a não aprovação da eleição de diretores na lei que dispõe sobre a gestão democrática no sistema municipal de ensino de Miraguaí/RSpor
dc.title.alternativeElements that influenced the non-approval of the election of directors in the law that provides on democratic management in the municipal system of teaching of Miraguaí/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho analisa a Lei de Gestão Democrática do Ensino, Lei Municipal nº 1.745/2017, elaborada e aprovada no ano de 2017. O objetivo da pesquisa é identificar os elementos que influenciaram a não aprovação da eleição de diretores na lei que dispõe sobre a gestão democrática no sistema municipal de ensino de Miraguaí/RS. Consistiu-se numa pesquisa qualitativa, desenvolvida através de um estudo de caso, cujo instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada e a análise documental com suporte bibliográfico. Os resultados da pesquisa indicam que a referida Lei trouxe em seu bojo aspectos referentes à gestão administrativa, pedagógica e financeira, contudo, sem a previsão da eleição de diretores. No processo de elaboração da Lei, não houve indícios da participação dos diferentes segmentos da comunidade escolar, as discussões prévias concentraram-se no grupo de professores, o que contribuiu significativamente para tal desfecho, ora justificado pelas experiências negativas desse grupo com a eleição de diretores nas escolas estaduais, ao envolver questões político-partidárias e desavenças entre colegas. Apesar de as peculiaridades do município (escolas pequenas, poucos alunos e professores), está previsto em Lei que o cargo de diretor será exercido por profissional graduado em licenciatura plena e será facultado ao Prefeito municipal consultar órgãos colegiados. Conclui-se que a não aprovação da eleição de diretores refletiu o posicionamento do grupo de professores, não sendo oportunizado à comunidade escolar posicionar-se sobre o tema “eleição de diretores”.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto