dc.contributor.advisor | Medeiros, Liziany Müller | |
dc.creator | Chagas, Valéria de Cácia | |
dc.date.accessioned | 2016-04-11T15:47:40Z | |
dc.date.available | 2016-04-11T15:47:40Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1470 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The technological resources available open a range of opportunities for the learning process, in a collaborative and inclusive way. The environmental education is inclusive and calls the interest of those involved. The awakening of feeling for the wonder of the nature and with a formation of values of preservation happens with more intensity in childhood. This study brings assumptions where the union of Communication and Information Technology (CIT) with Environmental Education (EE) as a form interdisciplinary curriculum, give meaning to learning. The work was based on a qualitative research exploratory, where it was developed pedagogical activities with students of the 2nd year of Basic Education Initial Years of a public school in the city of Sobradinho / RS. The use of technological resources contributes to the practice of observation, research, records, reading and writing, it emphasizes the formation of critical readers of reality and promoters of the appreciation of the environment. The process of literacy in Elementary Education Initial Series is boosted with the use of CIT in collaborative and inclusive building of knowledge by creating videos, print and online magazine focusing on environmental issues. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ambiente | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Investigação | por |
dc.subject | Preservação | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.title | Vigilantes virtuais do meio ambiente: o uso de ferramentas tecnológicas aliadas a educação ambiental | por |
dc.title.alternative | Virtual vigilant of environment: using technology tools allied to environmental education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Os recursos tecnológicos disponíveis abrem um leque de oportunidades para o processo ensino aprendizagem de forma colaborativa e de inclusão. A educação ambiental por si é inclusiva e desperta o interesse dos envolvidos. O despertar do sentimento pela natureza e com a formação de valores de preservação acontece com mais intensidade na infância. O presente estudo traz pressupostos onde a união das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com a Educação Ambiental (EA) como componentes curriculares formam interdisciplinaridade, promovendo significado à aprendizagem. O trabalho compreendeu uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, onde foram desenvolvidas atividades pedagógicas com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola pública do município de Sobradinho/RS. O uso dos recursos tecnológicos contribui para a prática de observação, pesquisa, registros, construção de leitura e escrita, enfatiza a formação de leitores críticos da realidade e promotores da valorização do meio ambiente. O processo de alfabetização no Ensino Fundamental Séries Iniciais é dinamizado com a utilização da TIC na construção colaborativa e inclusiva do conhecimento com a criação de vídeos, revista virtual e impressa com temática ambiental. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |