Navegação TCC Pedagogia - Noturno por assunto "Educação infantil"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 23
-
Afetividade e relação professor-aluno na educação infantil
(2019-01-02)O presente trabalho faz uma reflexão sobre minhas experiências quanto a afetividade entre professor/aluno na educação infantil, que busca compreender o motivo pelo qual os alunos depositam tanto afeto para com o professor ... -
Ciências da natureza em vivências de uma turma montessoriana de crianças bem pequenas.
(2022-08-15)Este trabalho busca relatar experiências vivenciadas em uma turma Montessoriana de crianças bem pequenas, visando mostrar como as Ciências da Natureza aparecem neste espaço educativo, considerando as metodologias de ensino ... -
(Re)descobrindo o brincar: reflexões a partir do estágio supervisionado em educação infantil
(2021-07-08)O presente trabalho apresenta como tema a importância do brincar na Educação Infantil, constituindo-se a partir das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil, desenvolvido na turma Pré, nível ... -
Estágio como processo formativo na educação infantil: ressignificando os espaços
(2019-08-02)Este trabalho de Conclusão de Curso da Pedagogia noturno é resultado de um processo formativo, reflexivo sobre a prática desenvolvida durante o estágio Curricular obrigatório realizado na Educação Infantil, no segundo ... -
O entendimento de professoras e familiares referente ao processo de desfralde de crianças bem pequenas
(2021-01-29)O presente estudo tem como objetivo geral compreender as complexidades e desafios do processo de desfralde de crianças bem pequenas. Como objetivos específicos: a) Identificar como os familiares dessas crianças compreendem ... -
O processo de inserção inicial da criança na educação infantil
(2019-08-05)Este estudo possui como temática o processo de inserção inicial da criança na Educação Infantil. Tem como objetivo pesquisar as relações entre a criança, a professora e a família, durante o processo de inserção inicial na ... -
A prática docente na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental durante a formação em Pedagogia
(2019-09-23)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema a Prática Docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a Formação em Licenciatura Plena em Pedagogia no curso Noturno da Universidade ... -
O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na educação infantil
(2023-07-06)O presente trabalho tem como finalidade compreender o processo de inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa tem como objetivo descrever como ocorre o processo de inclusão das crianças com autismo ... -
O brincar na prática pedagógica da educação infantil
(2018-12-06)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como temática de pesquisa o brincar na prática pedagógica da Educação Infantil. Este trabalho de Conclusão de Curso, apresenta como problema de pesquisa: Quais os espaços ... -
A construção da infância e a influência de artefatos culturais nas brincadeiras das crianças
(2019-12-20)O presente estudo tem por objetivo geral compreender a construção social da infância e a influência de artefatos culturais nas brincadeiras das crianças, pesquisar sobre a construção social da infância, refletir sobre a ... -
Turmas multi-idades na educação infantil: narrativas de experiências da formação inicial em Pedagogia
(2019-09-13)Este estudo se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em graduação do curso de Pedagogia, licenciatura plena (noturno), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e possui como temática as Turmas Multi-Idades ... -
Vivência no estágio de educação infantil: ressignificando o planejar e o brincar
(2019-09-11)Este trabalho de Conclusão de Curso da Pedagogia noturno é resultado de um processo formativo, reflexivo sobre a prática desenvolvida durante o estágio Curricular obrigatório realizado na Educação Infantil, no segundo ... -
Gênero e educação física escolar: a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental na pauta do GTT gênero do colégio brasileiro de ciências do esporte
(2024-02-07)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetivou identificar as relações de gênero na educação física escolar dentro da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tratadas nas produções acadêmicas ... -
A infância e a docência: os caminhos que permeiam a educação infantil
(2021-02-05)Esta pesquisa traz as considerações que eu acredito ser essencial em um profissional da área Educacional. Trago minhas memórias de infância e adolescência, até o meu ingresso na UFSM e assim faço uma ligação por ... -
O trabalho pedagógico em turmas de multi-idade com foco na educação infantil
(2019-12-20)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema “O Trabalho Pedagógico em Turmas de Multi-idade com Foco na Educação Infantil”, do curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria ... -
O aprender docente durante o estágio obrigatório no curso de Pedagogia
(2019-12-19)Este trabalho de conclusão de curso tem como tema ‘O Aprender Docente durante o Estágio Obrigatório do curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)’. O objetivo do estudo é ... -
A representação das crianças sobre a transição da educação infantil para os anos iniciais: um olhar para as pesquisas da UFSM
(2021-07-07)O presente trabalho tem por foco realizar uma pesquisa sobre as representações que as crianças têm da escola no processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais. O trabalho é constituído a partir da análise ... -
Contribuições da abordagem crítico-superadora para a educação física na educação infantil
(2018-12-10)O estudo investiga a Educação Física na Educação Infantil a partir da seguinte pergunta: quais as contribuições da psicologia histórico-cultural, da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora para a ... -
A importância da merenda escolar no desenvolvimento das crianças na educação infantil
(2020-12-10)O presente estudo aborda a importância da alimentação escolar na Educação Infantil, tendo como objetivo identificar seus benefícios e contribuição no desenvolvimento infantil como um todo. O referencial teórico baseia-se ... -
As rotinas na educação infantil: reflexões a partir da prática do estágio supervisionado
(2018-12-10)Este trabalho focaliza as rotinas na Educação Infantil a partir da prática do Estágio Supervisionado, a qual desenvolvi em turma de Pré-Escola, nível A, com 19 crianças de 4 a 5 anos. Como objetivo geral, buscou-se ...