Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental: possíveis metodologias
Resumo
Este trabalho apresenta discussões a cerca de como estão sendo realizadas as aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem por objetivos observar e discutir a organização destas aulas e identificar diferentes tipos de metodologias utilizadas. A abordagem da pesquisa baseia-se no estudo de caso especificamente em uma escola da rede pública de ensino com duas professoras de segundo ano. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação não participativa nas aulas de Educação Física e um questionário constituído de perguntas abertas. O referencial teórico está fundamentado principalmente em GONÇALVES (2012) e PCNs (2007). A pesquisa mostra a realidade da Educação Física no contexto escolar, as necessidades dos alunos, e o movimento como linguagem corporal. Aponta fatores que deveriam ser considerados para o desenvolvimento integral do aluno na sua dimensão humana, bem como algumas possíveis metodologias que poderiam ser utilizadas para o aprimoramento da Educação Física.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: