Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFeijó, Marcia Gonzalez
dc.creatorSoares, Silvania de Matos
dc.date.accessioned2018-11-08T13:48:01Z
dc.date.available2018-11-08T13:48:01Z
dc.date.issued2015-02-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14780
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis paper presents discussions about how they are being carried out the physical education classes in Years Elementary School initials. It aims to observe and discuss the organization of these lessons and identify different types of methodologies used. The research approach is based on the case study specifically in a school public school system with two second-year teachers. Was used as data collection instruments to non-participatory observation in Physical Education and consists of open questions questionnaire. The theoretical framework is based mainly Gonçalves (2012) and PCN (2007). Research shows the reality of physical education in schools, the needs of students, and the movement as body language. Points out factors that should be considered for the integral development of the student in its human dimension, as well as some possible methodologies that could be used for the improvement of physical education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectMetodologiaspor
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectMethodologieseng
dc.subjectMovementeng
dc.titleEducação física nos anos iniciais do ensino fundamental: possíveis metodologiaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta discussões a cerca de como estão sendo realizadas as aulas de Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tem por objetivos observar e discutir a organização destas aulas e identificar diferentes tipos de metodologias utilizadas. A abordagem da pesquisa baseia-se no estudo de caso especificamente em uma escola da rede pública de ensino com duas professoras de segundo ano. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação não participativa nas aulas de Educação Física e um questionário constituído de perguntas abertas. O referencial teórico está fundamentado principalmente em GONÇALVES (2012) e PCNs (2007). A pesquisa mostra a realidade da Educação Física no contexto escolar, as necessidades dos alunos, e o movimento como linguagem corporal. Aponta fatores que deveriam ser considerados para o desenvolvimento integral do aluno na sua dimensão humana, bem como algumas possíveis metodologias que poderiam ser utilizadas para o aprimoramento da Educação Física.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto