A realidade da educação física escolar nos anos iniciais: percepção dos professores sobre a utilização do lúdico e da recreação para a promoção do desenvolvimento motor infantil
Resumen
O presente estudo investiga a realidade da educação física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual de ensino no estado do Rio Grande do Sul, onde, de acordo com a legislação vigente, as aulas de educação física são ministradas por um professor denominado unidocente. O objetivo da pesquisa foi verificar a rotina das aulas de educação física a partir da percepção dos professores em relação ao uso do lúdico e da recreação como procedimentos contribuintes para o desenvolvimento motor das crianças. Participaram da pesquisa seis professoras dos anos iniciais, com idade entre trinta e sete e cinquenta anos, com formação em cursos de licenciatura. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas, para que desta forma fosse possível averiguar a rotina das aulas de educação física na escola. A análise dos resultados permitiu concluir que os procedimentos investigados na pesquisa são essenciais para o desenvolvimento integral da criança durante o período escolar e que as professoras compreendem a importância da utilização do lúdico e da recreação para o desenvolvimento motor, afetivo e também cognitivo dos alunos.
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