Uma alternativa didática para o estudo de prismas no ensino médio com applets construídos no GeoGebra
Resumo
Procurando analisar os benefícios que applets construídos no software de matemática dinâmica GeoGebra podem trazer ao ensino e a aprendizagem de alunos do Ensino Médio no tópico de Prismas, este trabalho apresenta uma alternativa didática no estudo deste conteúdo, propondo, por meio da interatividade, uma facilitação na compreensão do cálculo da área da superfície e volume de Prismas. Estas construções visam promover principalmente o entendimento correspondente a sua nomenclatura, a planificação, quadratura de polígonos e o Princípio de Cavalieri. Para esta análise, foi elaborado um planejamento que resultou em três aulas, com duração de duas horas cada, que foram realizadas em uma Escola Estadual de Ensino Médio, no município de Santa Maria – RS. Os alunos foram convidados a participar da aplicação do planejamento no contra turno das aulas. A participação ocorreu de forma ativa, evitando uma memorização de fórmulas e valorizando o raciocínio lógico. Como resultado, fica a convicção de que a utilização de recursos tecnológicos, como o GeoGebra, pode fazer a diferença para uma aprendizagem eficaz, oportunizando, a partir da interação e dos movimentos realizados com os applets, que os conceitos tornem-se mais evidentes aos olhos dos alunos.
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