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dc.contributor.advisorFeijó, Marcia Gonzalez
dc.creatorSantos, Eurico Barcelos dos
dc.date.accessioned2018-11-12T10:36:06Z
dc.date.available2018-11-12T10:36:06Z
dc.date.issued2015-02-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14797
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractIntroduction: The development is a process with complies sequential order, predictable and consistente. The balance allows the biped and erect posture, by making adjustments of internal and externa mechanisms. To achieve optimal levels of balance the maturation of the vestibular, visual and somatosensory systems ir required. Objective: The ain of this job was evaluate and describe schoolchildren balance the bahavior of six to eight years. Metodology: This job included the participation 155 subjects, between 6 and 8 years were divided into age groups in months. The group 6I mean de 75,13±1,3 months. The group 6II mean 80,74±1,74 months. For the group 7I mean de 86,65±1,68 months. The group 7II mean 92,43±1,71 months. The final group, group 8I mean 96,38±2,96 years old. All schoolchildren of classes 1, 2 and 3 grade of elementar school. The tests used were taken from the protocol of Bruiniks-Oseretsky Test of Motor Proficiency. Results: The tests results showed that the group are in a linear development in both balance tasks. It is observed that the individuals of the newest groups are less proficient than the older groups. Conclusion: Therefore, we conclude that linearity of the results for each groups is na absolutely normal and expected behavier for the study variables and that these improvements enshire a sequence that all human beings tend to go through and overcome, being a natural climb to great performance physical and motor skills.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvalição motorapor
dc.subjectEscolarespor
dc.subjectEquilíbriopor
dc.subjectMotor evaluateeng
dc.subjectSchoolchildreneng
dc.subjectBalanceeng
dc.titleA avaliação do equilíbrio de escolares de anos iniciaispor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Infantil e Anos Iniciais, EaDpor
dc.description.resumoIntrodução: O desenvolvimento é um processo que obedece ordem sequencial, previsível e consistente. O equilíbrio permite a postura bípede e ereta, por meio de ajustes dos mecanismos internos e externos. Para a maturação do equilíbrio é necessário que os sistemas vestibular, visual e somatossensorial aprendam a eliminar os estímulos incorretos. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar e descrever o comportamento do equilíbrio de escolares de seis a oito anos. Metodologia: Este trabalho contou com a participação 155 sujeitos, entre seis e oito anos que foram subdivididos em grupos etários em meses. O grupo 6I média de 75,13±1,3 meses. O grupo 6II média 80,74±1,74 meses. Para o grupo 7I média de 86,65±1, meses. O grupo 7II média 92,43±1,71 meses. E por último, o grupo 8I média de 96,38±2,96 meses. Todos alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. Os testes utilizados foram extraídos do protocolo Bruiniks-Oseretsky Test of Motor Proficiency (subteste 2- itens 2 e 7). Resultados: Os resultados dos testes mostraram que os grupos estão em um desenvolvimento linear para ambas as tarefas de equilíbrio. Percebe-se que os indivíduos dos grupos com menor faixa etária apresentam proficiência motora menor do que os grupos com idade superior. Conclusão: Portanto, podemos concluir que linearidade dos resultados para cada grupo é um comportamento absolutamente normal e esperado para as variáveis do estudo. Estas melhoras resguardam uma sequência que todos os seres humanos tendem a passar e superar, sendo uma escalada natural rumo ao desempenho ótimo das capacidades físico-motoras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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