Prática pedagógica: criação de jogos cooperativos a partir de jogos competitivos nos anos iniciais do ensino fundamental
Abstract
O presente estudo situa-se nos campos teóricos e práticos da área da Educação Física, buscou abordar os jogos cooperativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especificamente o 5º ano, com o intuito de trabalhar com os educandos uma proposta didática e pedagógica destes jogos diferenciando-os dos jogos de competição, levando os alunos a pensar a cooperação como algo primordial no ambiente social, quer seja na escola ou em qualquer seguimento da sociedade em que vive. A pesquisa conta com o envolvimento do professor juntamente com os alunos que deveriam pensar criar e reestruturar os jogos cooperativos, a partir de sua realidade. Para isso, em um primeiro momento a proposta foi discutir o assunto envolvendo a comunidade escolar (pais e alunos), posteriormente aplicação de alguns jogos já existentes, e, por fim, procurou-se criar novos jogos cooperativos e se necessário adaptá-los para possibilitar a participação de todos.
Collections
The following license files are associated with this item: