dc.contributor.advisor | Manta, Sofia Wolker | |
dc.creator | Soeiro, Aline Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T11:08:10Z | |
dc.date.available | 2018-11-12T11:08:10Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14800 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The study aimed to make a bibliographic review of dissertations and theses in Brazil dealing with Psychomotor in kindergarten. Thus, a survey was conducted of dissertations and theses in Brazil, published since 2010, using as a data source the collection of the Bank of Theses of Higher Education Personnel Training Coordination (CAPES) and on the website of Digital library of Theses and Dissertations (BDTD) the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBCT). Thus, it was possible to see from reading research and analysis of studies dissertations, theses and documents about the Psychomotor that, through different approaches, the studies that were presented and discussed converge for the same purpose: to give Psychomotor the leading role its due, because from birth, it is through the body that the child discovers the world around him, engaging people forms of communication and interrelation. Thus, studies have brought the idea of the child's learning is directly related to psychomotor development and that this is an important factor for future learning. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Psicomotricidade | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Psychomotor | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Publications | eng |
dc.title | A psicomotricidade na educação infantil uma revisão bibliográfica das dissertações e teses no Brasil | por |
dc.title.alternative | Psychomotor in early childhood education: a literature review of theses and theses in Brazil | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | O estudo teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica das dissertações e teses do Brasil que tratam da Psicomotricidade na Educação Infantil. Dessa forma, foi realizado um levantamento das dissertações e teses no Brasil, publicadas a partir de 2010, utilizando-se como fonte de dados o acervo do Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, no portal da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) DO Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia (IBCT). Assim, foi possível perceber a partir da pesquisa leitura e análise dos estudos de dissertações, teses e documentos acerca da Psicomotricidade que, através de diferentes abordagens, os estudos que foram apresentados e discutidos convergem para o mesmo fim: dar a Psicomotricidade o papel de destaque que lhe é devido, pois desde que nascem, é através do corpo que a criança vai descobrindo o mundo ao seu redor e estabelecendo com as pessoas as formas de comunicação e inter-relação. Assim, os estudos trouxeram a ideia de que a aprendizagem da criança está diretamente ligada ao desenvolvimento psicomotor e que este é um fator importantíssimo para futuras aprendizagens. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |