O blog na educação: uma estratégia pedagógica
Resumen
Este trabalho objetiva investigar a ferramenta blog como um instrumento de
comunicação, interação e compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos de
maneira colaborativa, no ambiente escolar, tendo como apoio o material do Curso de
Especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação aplicadas à Educação, da
Universidade Federal de Santa Maria – RS, bibliografias diversas e artigos de revistas e da
internet. Nesta pesquisa, optou-se pelo método Qualitativo que supõe o contato direto e
prolongado do investigador com o ambiente e com a situação que está sendo investigada.
Realizou-se, para tanto, entrevistas com alunos, equipe diretiva e com o Técnico em
Informática da Escola Municipal de Silveira Martins e atividades práticas com os alunos
desta mesma escola. Foi possível verificar, a partir deste trabalho que a ferramenta blog
pode ser utilizada como um recurso interessante, no desenvolvimento dessas habilidades,
pois gera encantamento pelo fato de proporcionar uma interação muito mais intensa entre o
real e o virtual. No entanto, para que as Tecnologias estejam presentes nas salas de aula,
como ferramenta de aprendizagem significativa, é fundamental a formação continuada dos
professores, a fim de que estejam seguros frente aos novos desafios.