dc.creator | Fernandes, Nathana | |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T19:21:54Z | |
dc.date.available | 2018-11-12T19:21:54Z | |
dc.date.issued | 2017-08-21 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14811 | |
dc.description.abstract | The present work has as central theme the transition process of the child in the first stages of Basic Education within the scope of the constituent practices of a pedagogical action unit, in view of the public policies that mark these stages. The objective is to (re) construct the interlocutions between Early Childhood Education and Early Years of Elementary Education based on a unit of action that is shared by shared pedagogical practices, considering the epistemological and formative foundations that constitute them in a school of the state network of Santa Maria / RS. The proposed methodology contemplates a qualitative, research-action type approach. For the collection of data, a documentary and bibliographic study was used to infer concepts related to public policies and child development, the questionnaire in order to obtain an initial diagnosis of the subjects and their conceptions, participant observation in the school context and the dialogical formative - to address emerging issues in the context of lifelong learning. The theoretical base was constituted of legal documents, the researches in the area, articulated to the conceptions of the educators who act in the school locus of the research, that are collaborating subjects of the research. Through this study, it was noticed that the school can construct spaces-time of permanent formation from dialogic practices, which requires a greater flexibility in the school context and the constitution of a unit of pedagogical action through shared pedagogical actions that Child development in an articulated way. Therefore, it is necessary to expand the spaces of dialogue in order to establish a theoretical-practical relationship in school in a collaborative and reflexive manner, thus establishing an interlocution between the public policies that underlie early childhood education and the initial years of elementary education and between the stages themselves, considering pedagogical practices and child development, taking into account the specific times and spaces of childhood. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Formação permanente | por |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Child development | eng |
dc.subject | Pedagogical practices | eng |
dc.subject | Ongoing training | eng |
dc.title | Interlocuções dialógicas pedagógicas entre a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental: em busca da unidade de ação bilaquiana | por |
dc.title.alternative | Dialogical pedagogical interlocutions between early childhood education and the early years of elementary education: in search of the bilaquiana action unit | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta como temática central o processo de transição da criança nas primeiras etapas da Educação Básica no âmbito das práticas constituintes de uma unidade de ação pedagógica, tendo em vista as políticas públicas que balizam estas etapas. O objetivo consiste em (re) construir as interlocuções entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma unidade de ação que perpasse por práticas pedagógicas compartilhadas, considerando os fundamentos epistemológicos e formativos que as constituem numa escola da rede estadual de Santa Maria/RS. A metodologia proposta contempla uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Para a coleta de dados foi utilizado o estudo documental e bibliográfico para inferir conceitos relacionados às políticas públicas e ao desenvolvimento infantil, o questionário a fim obter um diagnóstico inicial dos sujeitos e suas concepções, a observação participante no contexto escolar e os círculos dialógicos investigativo-formativos para abordar as temáticas emergentes no âmbito da formação permanente. A base teórica constituiu-se de documentos legais e das pesquisas na área, articuladas às concepções dos educadores que atuantes na escola lócus da pesquisa, que são sujeitos colaboradores da mesma. Por meio deste estudo, percebeu-se que a escola pode construir espaços-tempo de formação permanente a partir de práticas dialógicas, o que requer uma maior flexibilização no contexto escolar e a constituição de uma unidade de ação pedagógica por meio de ações pedagógicas compartilhadas que visem o desenvolvimento infantil de forma articulada. Para tanto, é necessária a ampliação dos espaços de diálogo a fim de constituir uma relação teórico-prática na escola, de forma colaborativa e reflexiva. Estabelecendo, assim, uma interlocução entre as políticas públicas, que fundamentam a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, entre as próprias etapas, considerando as práticas pedagógicas e o desenvolvimento infantil, tendo em vista os tempos e espaços escolares específicos da infância. | por |
dc.contributor.advisor1 | Sarturi, Rosane Carneiro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4133511150582100 | por |
dc.contributor.referee1 | Powaczuk, Ana Carla Hollweg | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7081978206926650 | por |
dc.contributor.referee2 | Flores, Maria Luiza Rodrigues | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3064851958027125 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7231363637861411 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |