A atuação da prática da educação física em escolas municipais de educação infantil
Abstract
A Educação Infantil é o nível inicial da Educação Básica, com crianças de 0 a 6 anos de
idade, atendidas em creches ou pré-escolas. A Educação Física vem obtendo um espaço
cada vez maior nas escolas, e isso vem acontecendo também na Educação Infantil, onde
se desenvolve a visão de que o corpo é o principal meio da criança dialogar com o
mundo e com os que a cercam. O presente trabalho teve como objetivo, retratar a
prática da Educação Física em duas Escolas Municipais de Educação Infantil: a EMEI
Criança Feliz, e a EMEI Magia e Saber, destacando as turmas com alunos de quatro
anos de idade. A metodologia constituiu-se de observações das aulas de Educação
Física, nas referidas turmas e um questionário aplicado a três professoras das duas
escolas. Foi possível verificar o que realmente acontece nas aulas de Educação Física,
das turmas pesquisadas. Aulas ministradas por professores de Educação Infantil, sem
formação ou especialização em Educação Física, onde cada um, embasado em seus
conhecimentos prévios, proporciona atividades físicas para seus alunos. Através do
estudo, pode-se perceber que os professores pesquisados estão proporcionando a seus
alunos, atividades físicas e recreativas durante as aulas, entretanto na grande maioria das
observações, aconteceram circuitos de atividades, repetitivos e sem a possibilidade da
intervenção da criança. As aulas de Educação Física para a Educação Infantil, devem
ser momentos de aprendizagem, mas ao mesmo tempo livres, para que a criança possa
despertar sua criatividade e autonomia.
Collections
The following license files are associated with this item: