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dc.contributor.advisorRibas, João Francisco Magno
dc.creatorRuwer, Sheila Andreia
dc.date.accessioned2018-11-14T11:45:18Z
dc.date.available2018-11-14T11:45:18Z
dc.date.issued2018-08-14
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14831
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2018.por
dc.description.abstractConsidering that it is a right of Indians to have a differentiated, intercultural and bilingual school, it is important to reflect and construct an appropriate pedagogy for this kind of school. In this way, this study aims to discuss elements related to legislation, as well as theoretical and pedagogical aspects, with a view to elaborating a curricular proposal for indigenous school physical education in Elementary Education, in Santa Maria city, in Rio Grande do Sul State. Regarding to the methodology, the research was characterized by bibliographical and documentary analysis, as well as it was considered the researcher’s interaction with Santa Maria indigenous’ leaderships, aiming at the elaboration of a curricular program for the Physical Education discipline. From the analysed references, the observation and insertion in the practices we made a synthesis of the possibilities that the Physical Education component has to offer in the process of revitalization of the indigenous culture, within the school. Considering that the indigenous’ knowledge is given in a holistic and interconnected way, it is important to approach it in an interdisciplinary way. Thus, it is necessary to know the history and meaning of the games, the dances, the struggles and the indigenous corporeity. Another aspect to be considered is the prevalence of collective work over the individual, exploring the contact with nature in different experiences. The indigenous culture reveals that playing and being together prevails over competitiveness and this is a value that the Physical Education should strengthen. In the curriculum proposal for Physical Education it is important to always rescue traditional knowledge regarding indigenous corporal culture and to offer scientific knowledge systematized by humanity, in order to offer a differentiated pedagogy that respects diversity and enables interculturality in school and in society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação escolar indígenapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectIndigenous school educationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectInterculturalityeng
dc.titlePressupostos para a Educação Física Escolar indígena no município de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeAssumptions for indigenous School Physical Education in the municipality of Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoVisto que é um direito dos povos indígenas terem uma escola diferenciada, intercultural e bilíngue, é importante refletir e construir uma pedagogia apropriada para esta escola. Este estudo tem o objetivo de discutir elementos atinentes à legislação bem como aos aspectos teóricos e pedagógicos tendo em vista a apresentação de pressupostos para a educação física escolar indígena, no município de Santa Maria/RS. Com relação à metodologia, a pesquisa caracterizou-se pela análise bibliográfica e documental, bem como considerou a interação e experiência da pesquisadora nas escolas das aldeias indígenas de Santa Maria. A partir dos referenciais analisados, da observação e inserção nas práticas realizou-se uma síntese das possibilidades que o componente de Educação Física tem para oferecer no processo de revitalização da cultura indígena, dentro da escola. Considerando que o conhecimento para o indígena dá-se de modo holístico e interligado, é importante abordá-lo de modo interdisciplinar. É necessário conhecer a história e o significado dos jogos, das danças, das lutas, da corporeidade indígena. Outro aspecto a ser considerado é a prevalência do trabalho coletivo sobre o individual, explorando o contato com a natureza nas diferentes vivências. A cultura indígena revela que o brincar e o estar junto prevalece sobre a competitividade e este é um valor que a Educação Física deve fortalecer. No planejamento das aulas de educação física, é importante sempre resgatar os saberes tradicionais no que se refere à cultura corporal indígena e oportunizar os conhecimentos científicos sistematizados pela humanidade, de modo a oferecer uma pedagogia diferenciada, que respeite a diversidade e possibilite a interculturalidade na escola e na sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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