A psicomotricidade na educação física: ferramenta e fio condutor para aprendizagem na educação
Resumo
A Educação Infantil abrange a primeira etapa e a mais preciosa da educação básica da vida do
ser humano e os aspectos que envolvem a psicomotricidade são de extrema importância no
processo educativo. Neste contexto, acredita-se que através do planejamento de aulas de
educação física, vinculadas aos procedimentos da psicomotricidade é possível desenvolver
adequadamente todos os elementos psicomotores que possuem uma função fundamental na
formação da vida humana, contribuindo para o desenvolvimento das crianças. Esse estudo se
justifica e se torna relevante, pois em decorrência de experiências vividas no meio acadêmico
e trabalho diário, percebe-se que é necessária uma maior intervenção na educação infantil,
visto que é a base da educação. O objetivo geral do estudo é compreender como a educação
física pode auxiliar, através da psicomotricidade, o desenvolvimento infantil nos aspectos
cognitivos, afetivos, sociais, motores e psicomotores. O método empregado para atingir o
objetivo proposto foi a pesquisa bibliográfica, com a finalidade de buscar compreensões
referentes à psicomotricidade na disciplina de educação física, na educação infantil. Os
resultados obtidos com a revisão bibliográfica indicam que o trabalho realizado nas escolas,
em conjunto com os profissionais da área de Educação Física, contribui significativamente
auxiliando nos procedimentos da evolução e no sucesso da aprendizagem da vida escolar das
crianças. Essa melhora expressiva diz respeito aos aspectos cognitivos afetivos, sociais,
intelectuais, motores e psicomotores que podem e devem ser uma ferramenta utilizada como a
chave para o desenvolvimento integral da criança durante o processo ensino aprendizagem
nas aulas de Educação Física na escola.
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