O IMC e a imagem corporal de alunos de uma escola municipal de ensino fundamental de Passo Fundo - RS
Resumen
Este estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional dos escolares, através do índice de massa corporal (IMC), classificando-os segundo Conde e Monteiro (2006) e investigar a percepção da imagem corporal pela Escala de Silhueta de Stunkard. Ainda, buscou-se fazer uma reflexão sobre as contribuições que o professor de Educação Física pode dar na construção de uma imagem corporal positiva através de suas aulas. Para isso, a amostra foi de 113 alunos na faixa etária de 7 a 12 anos, sendo 60 meninas e 53 meninos. Observou-se que dos alunos avaliados 62,9% estão com peso normal, enquanto que 20,3% estão com excesso de peso e 16,8% com obesidade. Dos 113 avaliados, 32% estão satisfeitos com sua imagem corporal ao passo que 68% estão insatisfeitos. Destes 32% que estão satisfeitos com sua imagem corporal, 20 são meninas e 16 são meninos. Enquanto que dos insatisfeitos, 40 são meninas e 37 são meninos. Dos 77 alunos insatisfeitos, 33,8% sinalizaram vontade de ter silhueta maior (14 do sexo masculino e 12 do sexo feminino), enquanto que 66,2% gostariam de ter silhueta menor (23 são meninos e 28 são meninas). Cruzando os dados de percepção corporal entre os sexos, não se obteve diferença significativa (p=0,794), demonstrando que os alunos e as alunas tenderam a ter uma percepção semelhante com relação à imagem corporal. Sugere-se o planejamento de práticas pedagógicas que favoreçam a ressignificação corporal para reduzir o número de alunos insatisfeitos com sua autoimagem e a utilização de outros instrumentos avaliativos da percepção corporal.
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