dc.contributor.advisor | Ilha, Phillip Vilanova | |
dc.creator | Masiero, Joziane Casagrande | |
dc.date.accessioned | 2018-11-21T13:59:49Z | |
dc.date.available | 2018-11-21T13:59:49Z | |
dc.date.issued | 2015-02-20 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14879 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The games are part of the children’s environment at school, at the street, at their homes. Attracted by the pleasure of the movement they become experts in this area of knowledge, appropriating of this ludic culture. Some of these games are passed from generation to generation which are defined with traditional games. They arouse in student the learning from diverse cultural manifestations, being coadjuvants actions for the development of the educational process in the body language knowledge. The study aimed to analyze the development of traditional games in the Physical Education classes in the initial grades of Elementary School at the city of São Francisco de Paula. The sample was composed by 73 teachers who teach Physical Education in the initial grades of Elementary School, using a questionnaire with open and closed questions. To the open questions was used content analysis with dismemberment of the answers into categories and to the other questions it was applied the descriptive statistics. Based on the results it can conclude that teachers are in their great majority formed in Pedagogy and Magisterium, the teachers have linked concepts about traditional games, especially the transmission of culture to conduct to the physical exercise. The frequency of classes and the game development could not establish a pattern, these did not demonstrate to have difficulties in the development of traditional games. It is emphasized that the objectives, the planning and development of traditional games need to be linked to pedagogical proposal of the school, thus ensuring the legitimacy of Physical Education in the school context with excellence the development of physical culture of the student in the initial grades of Elementary School. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Jogos tradicionais | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Anos iniciais | por |
dc.subject | Traditional games | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Initial grades | eng |
dc.title | Jogos tradicionais: possibilidades nas aulas de Educação Física | por |
dc.title.alternative | Traditional games: possibilities in the Physical Education classes | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapiranga, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Os jogos fazem parte do ambiente das crianças seja na escola, na rua, em suas casas. Atraídas pelo prazer do movimento tornam-se especialistas nesta área do conhecimento, se apropriam desta cultura lúdica. Alguns desses jogos são transmitidos de geração para geração os quais definimos com jogos tradicionais. Estes despertam no aluno o aprendizado de diversas manifestações culturais, sendo ações coadjuvantes para o desenvolvimento do processo educacional nos saberes das linguagens corporais. O estudo teve como objetivo analisar o desenvolvimento dos jogos tradicionais nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental na cidade de São Francisco de Paula. Participaram da amostra 73 professores que lecionam Educação Física nos anos inicias do Ensino Fundamental, utilizando-se de um questionário com questões abertas e fechadas. As questões abertas utilizou-se a análise de conteúdo com desmembramento das respostas em categorias e as demais questões aplicou-se a estatística descritiva. Pelos resultados podemos inferir que os professores são em sua grande maioria, formados em Pedagogia e Magistério, os conceitos de jogos tradicionais os professores possuem concepções atreladas, principalmente, a transmissão da cultura de conduzir ao exercício físico. A frequência das aulas e do desenvolvidos dos jogos não foi possível estabelecer um padrão, os mesmos não demonstram ter dificuldades no desenvolvimento dos jogos tradicionais. Ressalta-se que os objetivos, o planejamento e o desenvolvimento dos jogos tradicionais necessitam estarem atrelados a proposta pedagógica da escola, assim garantindo a legitimidade da Educação Física no contexto escolar com excelência o desenvolvimento da cultura corporal do aluno. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |