A construção e aplicação do projeto político pedagógico: participação da comunidade escolar
Fecha
2015-11-27Autor
Luft, Daiana Dias de Vargas Hultgrem
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A presente pesquisa consiste num estudo de caso sobre a participação da gestão e demais membros da comunidade escolar na construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico – PPP, numa escola pública estadual do Município de Três Passos - RS. O objetivo geral foi investigar a participação dos gestores e comunidade escolar do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola estudada, na construção e aplicação do Projeto Político Pedagógico - PPP. Por objetivos específicos priorizou-se: identificar concepções, princípios e diretrizes que sustentam a elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico – PPP; analisar a atuação da direção escolar pesquisada, na condução para com a construção e aplicação do PPP; perceber fatores, facilitadores e inibidores da participação da comunidade escolar para a implantação da gestão democrática. Especificamente, examinou-se princípios do PPP, identificando fatores intervenientes e a participação da comunidade escolar no processo de construção e aplicação do Projeto. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e estudo de caso do tipo qualitativo, realizada em uma escola pública estadual de Três Passos - RS. As técnicas utilizadas abrangeram análise de documento, questionários aplicados a professores, agentes educacionais, alunos e pais, e entrevista semiestruturada com diretor (a) e vice-diretor (a). Diante do que foi apresentado e discutido, conclui-se que este estudo, mostrou que pode contribuir para ampliar o conhecimento e participação da comunidade em relação à vida escolar. Sendo assim, o Projeto Político Pedagógico é um documento norteador no processo de organização da escola. É através dele que a comunidade pode desenvolver um trabalho coletivo.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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