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dc.creatorRocha, Angela Joanella Cardoso
dc.date.accessioned2018-11-22T19:39:57Z
dc.date.available2018-11-22T19:39:57Z
dc.date.issued2017-08-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14905
dc.description.abstractThe present work aims to investigate the decision-making of graduates in Mathematics in the face of economic-financial situations, mobilizing records of semiotic representation. To do this, a qualitative research is carried out following the principles of content analysis and a semi-structured questionnaire and four tasks involving 28 questions that explore economic and financial situations are taken as a source of data production, culminating in the determination of the current value model for the Uniform Series of Payments. Based on the analysis of the results of the tasks and from the following categories: sociocultural, economicfinancial and behavioral, among the results it is highlighted that the participants of the research revealed arguments mainly related to economic-financial aspects, followed by behavioral and sociocultural in rare cases. It is also observed that the graduates mobilized several transformations of treatment and conversion by arguing their choices and in the sociocultural category they exclusively used registers of representation in natural language; in the economic-financial category mobilized both the natural-language registers as well as numerical, symbolic and tabular algebra; And in the behavioral category they used natural, numeric, symbolic algebraic representation registers. Regarding the determination of the current value model (PV) of the Uniform Series of Payment, the licensees related the sum of the present values of all the installments to the finite sum of a Geometric Progression, which was represented in the algebraic representation record from the analysis of numeric representations and cash flow.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectRegistros de representação semióticapor
dc.subjectEducação financeira escolarpor
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.subjectLicenciatura em matemáticapor
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectSemiotic representations registerseng
dc.subjectScholar financial educationeng
dc.subjectDecision makingeng
dc.subjectMathematics graduationeng
dc.titleRepresentações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática ao tomar decisões diante de situações econômicofinanceiraspor
dc.title.alternativeSemiotic representations mobilized by Mathematics graduates when deciding economical-financial situationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar a tomada de decisão de licenciandos em Matemática diante de situações econômico-financeiras, mobilizando registros de representação semiótica. Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa, seguindo os princípios da análise de conteúdo e toma-se, como fonte de produção de dados, um questionário semiestruturado e quatro Tarefas, envolvendo 28 questões que exploram situações econômico-financeiras e culminaram na determinação do modelo do valor atual para as Séries Uniformes de Pagamentos. Com base na análise dos resultados das Tarefas e a partir das seguintes categorias: sociocultural, econômico-financeiro e comportamental, destaca-se, entre os resultados, que os participantes da pesquisa revelaram argumentos majoritariamente vinculados a aspectos econômico-financeiros, seguido por comportamentais e, em raros casos, sociocultural. Constata-se, também que os licenciandos mobilizaram várias transformações de tratamento e conversão ao argumentarem suas escolhas, sendo que na categoria sociocultural empregaram exclusivamente registros de representação em língua natural; na categoria econômico-financeiro, mobilizaram tanto as registros em língua natural como também numéricos, algébricos simbólicos e tabulares; E, na categoria comportamental, lançaram mão de registros de representação em língua natural, numéricos, algébricos simbólicos. Com relação à determinação do modelo do valor atual (PV) da Série Uniforme de Pagamento, os licenciandos relacionaram o somatório dos valores presentes de todas as prestações à soma finita de uma Progressão Geométrica, que foi representada no registro de representação algébrico, a partir da análise de representações numéricas e de fluxo de caixa.por
dc.contributor.advisor1Mariani, Rita de Cássia Pistóia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330933788557081por
dc.contributor.referee1Santarosa, Maria Cecilia Pereira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310867402763253por
dc.contributor.referee2Silva, Amarildo Melchiades da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5490072350624438por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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