Atoque – música – família: significados da educação musical em um projeto social
Resumo
A presente dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa Educação e
Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade
Federal de Santa Maria, teve por objetivo compreender como famílias significam o
desenvolvimento musical e humano construídos no projeto Oficina de Percussão
Social Atoque, somando-se a muitos estudos sobre projetos sociais de crianças e
jovens através de práticas musicais. A escolha para adentrar no universo familiar
deu-se pelo fato de haver poucos estudos neste sentido e pela motivação pessoal
de alguns questionamentos frequentes na minha posição como educador musical e
gestor das Oficinas de Percussão Social Atoque em Santa Maria - RS. De modo
geral, a pesquisa poderá disponibilizar material para se refletir propostas na
educação musical de projetos sociais em música, além de dados que podem
colaborar em abordagens socioculturais da educação. Como referencial sobre os
conceitos de família e educação musical, utilizo os estudos de GOMES (2009),
BOZZETTO (2012), no qual dialogam com SETTON (2002; 2008; 2009) e SOUZA
(2004) numa perspectiva sociológica da educação musical. Para a discussão sobre
projetos sociais e educação musical a revisão de literatura foi constituída a partir dos
estudos de KATER (2004); JUNGES (2013); KLEBER (2006); ROZZINI (2012),
SOUZA (2004; 2014). A pesquisa, de cunho qualitativo, utiliza-se das entrevistas
narrativas em grupo focal (BAUER e GASKELL, 2002). No tratamento dos dados,
emergiram outros referenciais como PENNA (2012), FEIJÓ e MACEDO (2012),
FIGUEIREDO (2010), SOBREIRA (2008), LOUREIRO (2004) e LAHIRE (1997).
Entre os muitos aspectos destacados nos grupos focais, considerando a importância
do envolvimento da família e o crescimento cultural da mesma, por estar incluída no
projeto, ganha relevância na pesquisa a crítica dos pais e responsáveis às escolas
básicas dos filhos, considerando que, na comparação, os alunos e a família têm
maior envolvimento no projeto social do que na escola.
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