dc.creator | Venturini, Sandra Mara | |
dc.date.accessioned | 2018-11-23T19:20:13Z | |
dc.date.available | 2018-11-23T19:20:13Z | |
dc.date.issued | 2017-08-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14924 | |
dc.description.abstract | The nocturn licensing courses of the Centre of Education of the Federal University of
Santa Maria (UFSM) are academic formation courses aiming to increase the higher
education’s admission, as well as ensuring its quality. In this context, understanding
the academic achievement process and the evasion causes, from a gender
perspective, could help on the permanence management of the college students of
these licentiate programs. The research problem is “The gender questions,
connected to the sexual division of labour, interfere in the academic achievement
process, permanence or evasion of the academics of the nocturn licensing courses
of the Centre of Education of UFSM”? The project is inserted on the Research Line of
Pedagogical Administration and Educational Context (LP2), of the course of
Professional Masters on Public Politics and Educational Management of Centre of
Education of UFSM. It boards the delicate evasion matter e the low academic
achievement from the concepts connected to gender subjects, such as the idea of
“patriarchy” by Heleieth Saffioti (2004), Patrícia Rocha (2009), Michelle Perot (2016)
and Mary Wollstonecraft (2016), the “sexual division of labour”, by Acelí de Assis
Magalhães (2001), “ways to eternize subordination” by Pierre Bourdieu (2002),
among others. The research theme arises from some restlessness delineated along
my path, especially on professional field, which take me to a reflection about the
need to study and consider the influence and the effects that the gender matters,
particularly the ones connected to the sexual division of labour, produce on the
academic life of the college students of the noturn licensing course of the Centre of
Education of UFSM. The profiles of such academics, mostly have some
particularities: they are mothers and wives, that perform concomitantly roles on paid
labour, on domestic labour and that are on undergraduate programs. The
methodology used on this research is qualitative, of the case study type, anchored on
Lankshear and Knobel (2008), among others, from which it was possible to relate the
theme with the main goals of the professional masters program. The data production
was accomplished by in-depth semistructured interviews, aiming to understand the
phenomenon through a qualitative analysis. The product consists on a research
report “Management of Welcoming Permanence” containing this study results, which
will be forwarded to the coordination of undergraduate courses, in order to point out
actions and strategies that could contribute to a democratic administration focused
on the academics in the undergraduate courses in question. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Evasão | por |
dc.subject | Relações de gênero | por |
dc.subject | Patriarcado | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Divisão sexual do trabalho | por |
dc.subject | Evasion | eng |
dc.subject | Gender relationships | eng |
dc.subject | Patriarchy | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Sexual division of labour | eng |
dc.title | Gestão da permanência de acadêmicas em cursos de formação docente: uma questão de gênero | por |
dc.title.alternative | Academic permanence management in educational formation courses: a matter of gender | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | As licenciaturas noturnas do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM) são cursos de formação docente instituídos com os objetivos de
ampliar o ingresso ao ensino superior, bem como de garantir sua qualidade. Neste
cenário, compreender o processo de aproveitamento acadêmico e as causas da
evasão, sob uma perspectiva de gênero, pode auxiliar na gestão da permanência de
acadêmicas destas licenciaturas. A pesquisa tem como problema: “As questões de
gênero, ligadas à divisão sexual do trabalho, interferem nos processos de
aproveitamento acadêmico, permanência ou evasão das acadêmicas das
licenciaturas noturnas do Centro de Educação da UFSM”? O projeto se insere na
Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos (LP2) do curso de
Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional do Centro de
Educação da UFSM. Aborda a delicada questão da evasão e do baixo
aproveitamento acadêmico a partir de conceitos ligados a questões de gênero, como
os de “patriarcado” por Heleieth Saffioti (2004), Patrícia Rocha (2009), Michelle Perot
(2016) e Mary Wollstonecraft (2016), “divisão sexual do trabalho”, por Acelí de Assis
Magalhães (2001), “formas de eternizar a subordinação”, por Pierre Bourdieu (2002),
entre outros(as). A temática de pesquisa emerge de algumas inquietações
delineadas ao longo da minha trajetória, principalmente no campo profissional, que
me levaram a refletir acerca da necessidade de estudar e considerar a influência e
os efeitos que as questões de gênero, principalmente as ligadas à divisão sexual do
trabalho, produzem na vida acadêmica das estudantes das licenciaturas noturnas do
Centro de Educação da UFSM. Os perfis de tais acadêmicas, em sua maioria
possuem algumas particularidades: são mães e esposas que exercem funções
concomitantemente em trabalhos remunerados, em trabalhos domésticos e que
cursam uma graduação. A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa, do tipo
estudo de caso, e está ancorada em Lankshear e Knobel (2008), entre outros(as), a
partir dos quais foi possível relacionar o tema com os objetivos do mestrado
profissional. A produção de dados foi realizada através de entrevistas
semiestruturadas, buscando compreender o fenômeno por meio de análise
qualitativa. O produto consiste em um relatório de pesquisa “Gestão da permanência
Acolhedora” contendo os resultados deste estudo, que será encaminhado às
coordenações dos cursos de graduação, a fim de propor ações e estratégias que
possam contribuir para uma gestão democrática voltada à permanência e inclusão
das acadêmicas nos cursos em questão. | por |
dc.contributor.advisor1 | Salva, Sueli | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8144640957398714 | por |
dc.contributor.referee1 | Souza, Martha Helena Teixeira de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6501616668371626 | por |
dc.contributor.referee2 | Possa, Leandra Bôer | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1050405469171971 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2940839293778159 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |