Integração das mídias na formação e na prática docente: um estudo a partir de uma escola estadual de ensino fundamental de Mata/RS
Resumen
A integração das mídias, na educação, proporciona aos professores subsídios para aprimorar
a prática docente e viabilizar uma aprendizagem contextualizada e significativa para os alunos.
Este artigo apresentou o resultado da pesquisa realizada por meio da aplicação de
questionários aos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da
Escola Estadual de Ensino Fundamental Florismundo Eggres da Silva, Mata – RS, a fim de
encontrar estratégias para efetivar mudanças significativas quanto às mídias no processo
educacional. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa em que foram
investigados seis professores dessa instituição. Primeiramente, aplicou-se um questionário
para investigar a utilização das mídias no fazer pedagógico e se há investimento na formação
continuada desses docentes com relação às mídias na educação. Após a análise desses
dados, sentiu-se a necessidade de saber de que forma exatamente eles integram tais
ferramentas nas atividades escolares. Assim, constatou-se que os professores utilizam alguma
mídia em seu fazer pedagógico e destacaram que há falta de investimento em formação
continuada referente à inclusão dessas ferramentas no processo ensino-aprendizagem. No
entanto, sabe-se que há alguns cursos federais de formação de professores nessa área em
andamento ou com vagas abertas, porém acredita-se que o que falta é maior divulgação, nas
escolas, sobre esses cursos e também incentivo e apoio da equipe diretiva. Outra alternativa
para que os professores possam sentir-se mais preparados para integrarem as mídias nas
práticas educacionais, amenizando esse tal “medo” e “despreparo”, é a implementação de
oficinas nas escolas sobre a utilização adequada dos recursos midiáticos na educação.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]