dc.creator | Gomez, Simone da Rosa Messina | |
dc.date.accessioned | 2018-11-27T20:00:49Z | |
dc.date.available | 2018-11-27T20:00:49Z | |
dc.date.issued | 2018-06-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14954 | |
dc.description.abstract | This research was carried out within the scope of the Professional Master's Degree in Public Policies
and Educational Management in the line "Policies and Management of Basic and Higher Education" of
the Federal University of Santa Maria, RS. It is about university extension, in the context of the foreign
language courses, linked to the Department of Modern Foreign Languages (DLEM), the sector of
functional allocation of the author. The objective was to recognize the quality indicators related to the
extension courses in foreign languages at the UFSM to propose their institutionalization. The research
methodology used was qualitative of case study type. The benchmarks and legal framework dealt with
university management, quality in higher education, conceptions, history of extension, relevant
legislation and the importance of foreign languages for internationalization of universities. The
instruments used to get data were: bibliographic research, participant observation, documentary
analysis, semi-open questionnaires online and semi-structured interviews. The subjects of the
research were academic managers, tutors and students of the foreign language extension courses of
the DLEM, as well as university managers the of the UFSM. Data analysis was performed using the
content analysis technique. The results proved the interest on the institutionalization of extension
courses in foreign languages in UFSM by the academic and external community. As product of this
research the quality indicators used to create a unit for language teaching are: a pedagogical time to
management; elaboration of a language policy for the UFSM, considering the internationalization
process; in relation to the infrastructure - budget allocation, own physical space or a bigger number of
available classrooms for the courses, new acquisitions of equipments and inclusion of new servers; in
community-university related issue, the challenge is to enlarge the offer of language courses for the
internal and external community as well as foreign language options; in pedagogical plan, the
participants consider: a didactic-pedagogical training of the tutors, a harmonious interaction between
the tutors and students, a curriculum which contemplates cultural activities, a didactic material of
excellence and a formative evaluation with feedback to the students. Regarding to the academic plan
of the courses, it is advisable to disclose the academic productions of extension and didactic
materials.It is proposed the “Núcleo de Extensão em Línguas Estrangeiras” (NELE) as a unit which is
part of the UFSM. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão universitária | por |
dc.subject | Qualidade na Educação Superior | por |
dc.subject | Extensão universitária | por |
dc.subject | Institucionalização | por |
dc.subject | Línguas estrangeiras. | por |
dc.subject | University management | eng |
dc.subject | Quality in higher education | eng |
dc.subject | University extension | eng |
dc.subject | Foreign languages | eng |
dc.title | Gestão universitária e qualidade na extensão: institucionalização de cursos de línguas estrangeiras na UFSM | por |
dc.title.alternative | University management and quality in the extension: institutionalization of foreign language courses in UFSM | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão
Educacional na linha “Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica e Superior”. Trata da extensão
universitária em termos de gestão e qualidade, por meio de uma proposta de institucionalização dos
cursos de língua estrangeira na UFSM, vinculados ao Departamento de Letras Estrangeiras
Modernas (DLEM), contexto funcional da autora. O objetivo foi reconhecer os indicadores de
qualidade relacionados aos cursos de extensão em línguas estrangeiras na UFSM para propor sua
institucionalização. A metodologia de pesquisa utilizada foi quantiqualitativa do tipo estudo de caso. A
revisão bibliográfica tratou de gestão universitária, gestão da extensão, qualidade no ensino superior,
concepções, história da extensão, legislação pertinente e a importância da língua estrangeira para a
internacionalização na educação superior. Os instrumentos para a construção dos dados foram: a
pesquisa bibliográfica, a observação participante, a análise documental, questionários semiabertos
on-line e entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram alunos, tutores e gestores
acadêmicos dos cursos de extensão em língua estrangeira do DLEM e gestores universitários da
UFSM. O tratamento dos dados foi realizado através da técnica de análise de conteúdo. Os
resultados comprovaram o interesse da comunidade acadêmica e externa na institucionalização dos
cursos de extensão em línguas estrangeiras na UFSM. Como produto desta pesquisa, aponta-se
indicadores de qualidade para a criação de uma unidade administrativa para o ensino de idiomas: no
campo da gestão e suas políticas - a formação de uma equipe gestora e pedagógica capacitada em
gestão acadêmica e que atue com base na gestão democrática, o apoio institucional e a elaboração
de uma política linguística para a UFSM, no sentido de fortalecer o processo de internacionalização;
em relação à infraestrutura – dotação orçamentária, espaço físico próprio ou maior disposição de
salas de aula para os cursos, aquisição de novos equipamentos e inclusão de novos servidores.
Ainda, no quesito relação comunidade-universidade, o desafio é ampliar a oferta dos cursos de
idiomas para a comunidade interna e externa, bem como as opções de línguas estrangeiras; em
relação ao plano pedagógico, os participantes consideraram fundamental: a capacitação didáticopedagógica
dos tutores, a interação harmoniosa entre tutores e alunos, currículo que contemple
atividades culturais, material didático de excelência e avaliação formativa com feedback aos alunos e;
quanto à produção acadêmica e materiais didáticos dos cursos, sugere-se ampliar a divulgação. Por
fim, propõe-se um Núcleo de Extensão em Línguas Estrangeiras (NELE) como uma unidade do
organograma institucional da UFSM. | por |
dc.contributor.advisor1 | Lunardi, Elisiane Machado | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8366108604553867 | por |
dc.contributor.referee1 | Fialho, Vanessa Ribas | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3858909434538236 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Eliane Aparecida Galvão dos | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7953554954853301 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1304285992542398 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |