dc.contributor.advisor | Noal, Eronita Ana Cantarelli | |
dc.creator | Costa, Rosi Méri Dornelles Brandão | |
dc.date.accessioned | 2016-04-18T12:46:30Z | |
dc.date.available | 2016-04-18T12:46:30Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1496 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work deals with the research process teaching and learning of
mathematics, mediated by and computer resources available to support didactic and
methodological improvements over the present school without these teaching
tools. The need this research came the constant failures students in mathematics,
beyond the few relations of the subjects covered in class through the day the day the
student, giving students little visualized with the daily discipline. The work happened
to approach the media and research, without direct interference of the teacher, or
students worked independently, receiving only guidance on how to research and
present the results. The groups participated in the activities proposals, discussing the
questions and solutions found. The involvement and integration of all participants in
this process of teaching and learning Mathematics has shown that there is a more
relaxed, dynamic, engaging and enjoyable for learn and teach this course. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Recursos midiáticos | por |
dc.title | Recursos midiáticos no ensino-aprendizagem de Matemática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD, | por |
dc.description.resumo | Este trabalho trata da investigação sobre o processo de ensinoaprendizagem
de Matemática, mediado pelo computador e os recursos oferecidos
como suporte didático-metodológico apresentam melhorias em relação ao ensino
sem estes instrumentos didáticos. A necessidade desta pesquisa surgiu pelos
constantes fracassos escolares na disciplina de Matemática, além das poucas
relações dos assuntos abordados em sala de aula com o dia a dia do aluno,
proporcionando aos educandos pouca visualização dessa disciplina com o cotidiano.
O trabalho aconteceu com abordagem midiática e pesquisa, sem a interferência
direta da professora, ou seja, os alunos trabalharam de forma independente,
recebendo apenas orientações sobre o que pesquisar e como apresentar os
resultados. Os grupos participaram das atividades propostas, discutindo sobre as
dúvidas e soluções encontradas. O envolvimento e a integração de todos os
participantes deste processo de ensino-aprendizagem de Matemática demonstraram
que existe uma forma mais descontraída, dinâmica, envolvente e prazerosa de
aprender e ensinar esta disciplina. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |