dc.contributor.advisor | Santarosa, Maria Cecília Pereira | |
dc.creator | Bertoglio, Marcia | |
dc.date.accessioned | 2018-11-29T14:24:26Z | |
dc.date.available | 2018-11-29T14:24:26Z | |
dc.date.issued | 2016-05-21 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14983 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This course conclusion work presents an analysis and reflection on the use of objects present in
daily life and building materials, in teaching spatial geometry for possible meaningful learning.
The teacher is considered as a mediator and directs the student to build the formal concepts
from their previous knowledge, leading him to the perception of content served as something
that is part of your everyday life. To this end, a proposal for a structured and differentiated class
was applied, renewing teaching practice, with bias on the Theory of Meaningful Learning
(TAS) on the study of polyhedra and the Euler relationship - polyhedra construction with bullet
gum and toothpicks. The goal was to expand the spatial vision of students and enhance learning
of this content in high school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Poliedros | por |
dc.subject | Material concreto | por |
dc.subject | Conhecimentos prévios | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Polyhedra | eng |
dc.subject | Concrete materials | eng |
dc.subject | Preliminary knowledge | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.title | Balas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médio | por |
dc.title.alternative | Jellybeans: a playful proposal in teaching spatial geometry in high school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tapejara, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de objetos
presentes no cotidiano e construção de materiais, no ensino de Geometria Espacial, para uma
possível aprendizagem significativa. O professor é considerado como como mediador e
direciona o aluno para a construção dos conceitos formais a partir de seus conhecimentos
prévios, levando-o à percepção do conteúdo trabalhado como algo que faz parte de sua vida
cotidiana. Para tal, foi aplicada uma proposta de aula estruturada e diferenciada, renovando a
prática pedagógica, com viés na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), sobre o estudo
dos poliedros e a Relação de Euler – Construção de poliedros com bala de gomas e palitos. O
objetivo foi ampliar a visão espacial dos discentes e melhorar a aprendizagem deste conteúdo
no Ensino Médio. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |