Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantarosa, Maria Cecília Pereira
dc.creatorBertoglio, Marcia
dc.date.accessioned2018-11-29T14:24:26Z
dc.date.available2018-11-29T14:24:26Z
dc.date.issued2016-05-21
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14983
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis course conclusion work presents an analysis and reflection on the use of objects present in daily life and building materials, in teaching spatial geometry for possible meaningful learning. The teacher is considered as a mediator and directs the student to build the formal concepts from their previous knowledge, leading him to the perception of content served as something that is part of your everyday life. To this end, a proposal for a structured and differentiated class was applied, renewing teaching practice, with bias on the Theory of Meaningful Learning (TAS) on the study of polyhedra and the Euler relationship - polyhedra construction with bullet gum and toothpicks. The goal was to expand the spatial vision of students and enhance learning of this content in high school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPoliedrospor
dc.subjectMaterial concretopor
dc.subjectConhecimentos préviospor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectPolyhedraeng
dc.subjectConcrete materialseng
dc.subjectPreliminary knowledgeeng
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.titleBalas de goma uma proposta lúdica ao ensino de geometria espacial no ensino médiopor
dc.title.alternativeJellybeans: a playful proposal in teaching spatial geometry in high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tapejara, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEnsino de Matemática no Ensino Médio, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise e reflexão sobre o uso de objetos presentes no cotidiano e construção de materiais, no ensino de Geometria Espacial, para uma possível aprendizagem significativa. O professor é considerado como como mediador e direciona o aluno para a construção dos conceitos formais a partir de seus conhecimentos prévios, levando-o à percepção do conteúdo trabalhado como algo que faz parte de sua vida cotidiana. Para tal, foi aplicada uma proposta de aula estruturada e diferenciada, renovando a prática pedagógica, com viés na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), sobre o estudo dos poliedros e a Relação de Euler – Construção de poliedros com bala de gomas e palitos. O objetivo foi ampliar a visão espacial dos discentes e melhorar a aprendizagem deste conteúdo no Ensino Médio.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto