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dc.contributor.advisorSchmitz Filho, Antonio Guilherme
dc.creatorBitencourt, William Daniel
dc.date.accessioned2018-12-03T11:05:25Z
dc.date.available2018-12-03T11:05:25Z
dc.date.issued2016-07-08
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15002
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe article presents assumptions for the development of arbitration as an element of teaching sports, considering that the arbitration is not the main object for the development of the same. The methodology consists in two moments, the first is a survey to about the controversial episodes involving the arbitration during the Brazilian Championship of 2015, and from this quest to describe and analyze the facts and its consequences for media use of arbitration as a source of controversy. The second time a diagnostic study exploratory descriptive study, through the application of the Likert-type scale in three schools attended by the Initiation Program for Teaching (PIBID), with the aim of determining how to apply the content arbitration in sport education at school. It is then shown signs for the use of arbitration in teaching sport in combined form the content to other content related to the game. Thus, assuming the needs relating to arbitration constitutes itself as a fundamental element to the game's development and understanding. Obviously, this task requires qualification and discussion involving the specific content of the arbitration, related to other sports content.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArbitragempor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectEnsino esportivopor
dc.subjectArbitrationeng
dc.subjectSoccereng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectSports educationeng
dc.titleUma discussão sobre a arbitragem e sua utilização no contexto esportivo escolarpor
dc.title.alternativeA discussion about the arbitration and its use in the context school espotivoeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO artigo tem objetivo apresentar pressupostos para o desenvolvimento da arbitragem como elemento do ensino esportivo, considerando-se que a arbitragem não é o objeto principal para o desenvolvimento do mesmo. A sua metodologia é constituído em dois momentos o primeiro constitui-se de um levantamento cartográfico acerca dos episódios polêmicos envolvendo a arbitragem durante o Campeonato Brasileiro de 2015, e a partir deste busca descrever e analisar os fatos e seus desdobramentos midiáticos referente utilização da arbitragem como fonte de polêmica. O segundo momento um estudo diagnóstico descritivo exploratório, através da aplicação da Escala tipo Likert em três escolas atendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com o intuito de verificar como se aplicado o conteúdo arbitragem no ensino esportivo escolar. Em seguida, é apresentado indicações para a utilização da arbitragem no ensino esportivo em forma conjunta ao conteúdo aos demais conteúdos relativos ao jogo. Sendo assim, pressupor as necessidades relacionadas à arbitragem constitui-se como elemento fundamental ao desenvolvimento do jogo e a sua compreensão. Obviamente, esta tarefa requer qualificação e discussão envolvendo o conteúdo específico da arbitragem, relacionado aos demais conteúdos esportivos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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