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dc.contributor.advisorGama, Maria Eliza Rosa
dc.creatorRosa, Cristian Leandro Lopes da
dc.date.accessioned2018-12-03T12:44:47Z
dc.date.available2018-12-03T12:44:47Z
dc.date.issued2016-08-10
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15006
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis Monograph searched investigate the repercussions of PIBID in the management of a school state public Basic Education of Santa Maria/RS. The search problem is: the school is perceived as a trainer of teachers through PIBID? The general objective sought to investigate the PIBID the impact on management of a school state public Basic Education of Santa Maria/RS. To achieve the proposed objectives a survey was conducted with a qualitative approach. The instrument used it was a questionnaire with open questions answered by a school management teacher in 2016 to 2018.The results indicate the absence of school the discussions and guidelines of the decisions involving the actions developed daily by PIBID. It is appropriate evidence that school management does not recognize its social function training for teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)por
dc.subjectPublic educational policieseng
dc.subjectTeacher formationeng
dc.titleO gestor escolar frente às políticas públicas educacionais: o PIBID em focopor
dc.title.alternativeSchool manager front to public educational policies: the focus PIBIDeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEsta Monografia procurou investigar as repercussões do PIBID na gestão de uma escola pública estadual de Educação Básica de Santa Maria/RS. O problema de pesquisa consiste em: a escola se percebe como formadora de professores mediante o PIBID? Como objetivo geral buscou-se investigar as repercussões do PIBID na gestão de uma escola pública estadual de Educação Básica de Santa Maria/RS. Para alcançar as metas propostas, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa. O instrumento empregado foi um questionário com perguntas abertas respondidas por uma professora gestora que, de 2016 a 2018, ocupa o cargo da direção. De forma geral, os resultados indicam ausência da escola nas discussões e nas orientações das decisões envolvendo as ações desenvolvidas diariamente pelo PIBID no seu contexto. Convém destacar as dificuldades da gestão escolar para reconhecer a função social da escola como instituição co-formadora de professores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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