dc.contributor.advisor | Gama, Maria Eliza Rosa | |
dc.creator | Rosa, Cristian Leandro Lopes da | |
dc.date.accessioned | 2018-12-03T12:44:47Z | |
dc.date.available | 2018-12-03T12:44:47Z | |
dc.date.issued | 2016-08-10 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15006 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This Monograph searched investigate the repercussions of PIBID in the management of a school state public Basic Education of Santa Maria/RS. The search problem is: the school is perceived as a trainer of teachers through PIBID? The general objective sought to investigate the PIBID the impact on management of a school state public Basic Education of Santa Maria/RS. To achieve the proposed objectives a survey was conducted with a qualitative approach. The instrument used it was a questionnaire with open questions answered by a school management teacher in 2016 to 2018.The results indicate the absence of school the discussions and guidelines of the decisions involving the actions developed daily by PIBID. It is appropriate evidence that school management does not recognize its social function training for teachers. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) | por |
dc.subject | Public educational policies | eng |
dc.subject | Teacher formation | eng |
dc.title | O gestor escolar frente às políticas públicas educacionais: o PIBID em foco | por |
dc.title.alternative | School manager front to public educational policies: the focus PIBID | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta Monografia procurou investigar as repercussões do PIBID na gestão de uma escola pública estadual de Educação Básica de Santa Maria/RS. O problema de pesquisa consiste em: a escola se percebe como formadora de professores mediante o PIBID? Como objetivo geral buscou-se investigar as repercussões do PIBID na gestão de uma escola pública estadual de Educação Básica de Santa Maria/RS. Para alcançar as metas propostas, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa. O instrumento empregado foi um questionário com perguntas abertas respondidas por uma professora gestora que, de 2016 a 2018, ocupa o cargo da direção. De forma geral, os resultados indicam ausência da escola nas discussões e nas orientações das decisões envolvendo as ações desenvolvidas diariamente pelo PIBID no seu contexto. Convém destacar as dificuldades da gestão escolar para reconhecer a função social da escola como instituição co-formadora de professores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |