Utilização do moodle numa escola pública de ensino médio como apoio ao processo de ensino aprendizagem
View/ Open
Date
2017-06-24Author
Moreira, Patrízia Machado Pessoa Moreira
Metadata
Show full item recordAbstract
Esse artigo tem como principal objetivo evidenciar de que forma os professores de uma escola
pública de ensino médio utilizam o Moodle como apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Com
base nessa pesquisa, foi possível identificar quais as ferramentas que são utilizadas pelos
professores no apoio ao ensino presencial, assim como a visão em relação ao design da interface
AVA Moodle, usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem, assim como a funcionalidades dos
recursos. Utilizou-se o questionário para coleta dos dados e posteriormente análise dos resultados.
Com os resultados obtidos foi possível evidenciar as principais formas de interações realizadas pelos
professores com seus alunos por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, assim como
conhecer os pontos positivos e negativos que os professores identificam quando interagem com seus
alunos através da plataforma de aprendizagem. Embora as tecnologias no meio da educação estejam
consolidadas, é importante conhecer de forma clara as potencialidades dos recursos da plataforma
para que os professores possam criar estratégia de ensino e, assim, consolidar uma aprendizagem
efetiva. Por fim esta pesquisa contribuiu para refletirmos sobre o uso da plataforma de ensinoaprendizagem no ensino médio e proporcionar novos olhares em relação ao Moodle.
Collections
The following license files are associated with this item: