Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCordenonzi, Walkiria Helena
dc.creatorConte, Renata Cristina
dc.date.accessioned2018-12-05T13:27:13Z
dc.date.available2018-12-05T13:27:13Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15028
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis work presents an investigation about the Information and Communication Technologies (ICT) used by the professors of the Administration Course of the Federal University of Pampa - Campus Santana do Livramento. ICTs have been identified as facilitators in the teaching and learning process, but little is known about this mediation carried out in higher education. This work seeks to identify the benefits that the use of different ICT tools makes possible in the teaching and learning process of students and teachers and brings the perceptions of these teachers about the difficulties and facilities that the use of ICT brings to the teaching and learning process in classroom. The research was carried out based on the qualitative approach, through interviews teachers in the course in the current semester: 2017/1. Initially a literary review was done with the purpose of showing the use of the technologies and then a discussion is made based on the teachers' statements and perceptions obtained through the interview. After analyzing the results, we conclude that the most explored resources are: the presentation of classes through slides and data show and the use of the Moodle platform as support. As results, it is noticed that there is a lack of use of other possibilities of the use of technologies, the use of educational software or simulations, applications, discussion groups in social networks, practical simulations of content addressed in the classroom could be used.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectInformation and communication technologyeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.titleUso das tecnologias da informação e comunicação no ensino superior presencialpor
dc.title.alternativeUse of information and communication technologies in the presentary higher educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma investigação sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) utilizadas pelos professores do Curso de Administração da Universidade Federal do Pampa – Campus Santana do Livramento. As TIC têm sido apontadas como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem, porém é pouco o que se sabe sobre essa mediação realizada no ensino superior. Este trabalho busca identificar os benefícios que o uso das diferentes ferramentas de TIC possibilita no processo de ensino e aprendizagem dos alunos e docentes e traz as percepções desses professores sobre as dificuldades e as facilidades que o uso das TIC trazem ao processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. A pesquisa foi realizada com base na abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com o corpo docente atuante no curso no semestre corrente: 2017/1. Inicialmente foi feita uma revisão literária com o objetivo de mostrar a utilização das tecnologias e depois é feita uma discussão a partir das falas dos professores e percepções obtidas por meio da entrevista realizada. Após a análise dos resultados, conclui-se que os recursos mais explorados são: a apresentação de aulas através de slides e data show e o uso da plataforma Moodle como apoio. Como resultados percebe-se que falta maior emprego de outras possibilidades do uso das tecnologias, sugere-se utilização de softwares educativos ou de simulações, aplicativos, grupos de discussão em redes sociais, simulações práticas de conteúdos abordados em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto