Cinema como ferramenta tecnológica na educação inclusiva de alunos com deficiência
Resumen
A inclusão escolar pressupõe muito mais do que o direito a uma vaga em uma instituição de ensino regular. Ela auxilia no processo de ensino e aprendizagem e engloba o direito do aluno de contar com alternativas pedagógicas diversas, de acordo com suas especificidades, tornando-se assim sujeito na construção do saber. Busca-se, neste estudo, a partir de uma revisão de literatura, evidenciar o cinema como sendo uma ferramenta tecnológica que está presente nos espaços/tempos da educação, como em uma escola, facilitando processos de inclusão. Nessa perspectiva, trata-se de compreender e destacar a importância da inclusão e da adaptação dos alunos com deficiência frente às ferramentas tecnológicas que se desenvolve por meio do cinema, visto que o cinema ressalta no cenário escolar e na educação, novas potencialidades a serem desenvolvidas em sala de aula. Verificou-se que propiciar experiências com cinema é uma forma de criar, multiplicar possibilidades, inspirações e pesquisas pois são introduzidos elementos da história e linguagem do cinema como facilitadores e libertadores para a imaginação.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: