Mostrar registro simples

dc.creatorPozebon, Simone
dc.date.accessioned2018-12-10T20:14:50Z
dc.date.available2018-12-10T20:14:50Z
dc.date.issued2017-11-20
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15058
dc.description.abstractThis research is part of the Mathematics Education Studies and Research Group - GEPEMat, with concerns focused on the training of teachers who teach mathematics, in line with the Line of Research Training, Knowledge and Professional Development of the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Maria. In dealing with aspects such as human learning and development, as well as human activity, this study is based both on the basic theoretical assumptions of Vygotsky's Cultural History Theory (CHT) and Leontiev's Activity Theory - AT, when addressing the specificities of theoretical thinking and the logical-historical movement of the constitution of mathematical concepts. Regarding the perspective of the training of teachers who teach mathematics, the contributions come from authors who also anchor their proposals in this theoretical line. In this context, the main objective of this work is to investigate the process of signification of the teaching activity of the future teacher of mathematics in the movement of teaching learning in a training space for teaching measurements. As theoretical and methodological possibilities, he discusses the realization of a formative experiment, recorded by observations, field diary, audio and video recordings, with the participation of undergraduate students of Mathematics from the Federal University of Santa Maria. In order to systematize and analyze the data produced, as has been done in the GEPEMat research, the episode proposal of Moura (2004) and the unit analysis of Vigotski (2000) were used. The analysis of the data made it possible to synthesize them into four units of analysis, namely: 1) The future teacher as a subject under training, 2) The school as a social place of work of the teacher, 3) Mathematical knowledge as a guide of the teaching organization, 4) The sharing as a promoter of the quality change of actions. The data produced in the training experiment provide indications that the elements raised in the units of analysis point to principles, which, when mobilized in a training space, whose intention is the learning of teaching, can promote the signification of the teaching activity by future teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectFormação de professores que ensinam matemáticapor
dc.subjectSignificação da atividade de ensinopor
dc.subjectMovimento lógico-histórico de constituição dos conceitospor
dc.subjectMedidaspor
dc.subjectMathematical educationeng
dc.subjectTraining of mathematics teacherseng
dc.subjectSignification of the teaching activityeng
dc.subjectLogical-historical movement of constitution of conceptseng
dc.subjectMeasurementseng
dc.titleA formação de futuros professores de matemática: o movimento de aprendizagem da docência em um espaço formativo para o ensino de medidaspor
dc.title.alternativeThe training of future teachers of mathematics: the learning movement of teaching in a training space for teaching measurementseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta pesquisa se situa no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMat, com preocupações voltadas à formação de professores que ensinam matemática, em consonância com a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Ao tratar de aspectos como a aprendizagem e o desenvolvimento humano, bem como a atividade humana, este estudo tanto se fundamenta nos pressupostos teóricos basilares da Teoria Histórico-Cultural – THC, de Vigotski, e da Teoria da Atividade – TA, de Leontiev, quanto aborda as especificidades do pensamento teórico e do movimento lógico-histórico de constituição de conceitos matemáticos. Já na perspectiva da formação de professores que ensinam matemática, as contribuições partem de autores que também ancoram suas propostas nessa linha teórica. Neste contexto, o objetivo central deste trabalho consiste em investigar o processo de significação da atividade de ensino do futuro professor de matemática no movimento de aprendizagem da docência em um espaço formativo para o ensino de medidas. Como possibilidades teórico-metodológicas, ele discute a realização de um experimento formativo, registrado por observações, diário de campo, gravações em áudio e vídeo, com a participação de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. Para sistematizar e analisar os dados produzidos, como vem sendo feito nas pesquisas do GEPEMat foram utilizadas a proposta de episódios de Moura (2004) e a análise por unidades de Vigotski (2000). A análise dos dados permitiu sintetizá-los em quatro unidades de análise, a saber: 1) O futuro professor como sujeito em formação, 2) A escola como lugar social do trabalho do professor, 3) O conhecimento matemático como orientador da organização do ensino, 4) O compartilhamento como promotor da mudança de qualidade das ações. Os dados produzidos no âmbito do experimento formativo fornecem indicativos de que os elementos suscitados nas unidades de análise apontam princípios, que, quando mobilizados em um espaço formativo cuja intenção é a aprendizagem da docência, podem promover a significação da atividade de ensino por futuros professores.por
dc.contributor.advisor1Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102436522771207por
dc.contributor.advisor-co1Cedro, Wellington Lima
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123884255260078por
dc.contributor.referee1Bisognin, Eleni
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0872986001066865por
dc.contributor.referee2Panossian, Maria Lucia
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3750368511104051por
dc.contributor.referee3Pereira, Patrícia Sandalo
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9126213537245312por
dc.contributor.referee4Fajardo, Ricardo
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8768863829814028por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International