Aprendizagem docente das egressas dos cursos de Pedagogia: docência com a infância
Abstract
Esta pesquisa de doutorado insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Referenciado na abordagem qualitativa, esse estudo caracterizado como sociocultural de cunho narrativo, buscou aproximar a subjetividade das participantes à objetividade dos cenários culturais e institucionais, datados historicamente. Por meio de entrevistas semiestruturadas, organizadas por tópicos guia, e realizadas com sete egressas dos cursos de Pedagogia da UFSM, diurno e noturno, objetivamos compreender a aprendizagem de ser professora, voltada à docência com a infância, a partir dos processos formativos vivenciados. Os estudos de Bakhtin (1988, 2011), Bolzan (2002, 2007, 2014, 2016), Davidov e Márkova (1987), Freitas (1998, 2002, 2007), Huberman (1992), Imbernón (2010, 2011), Isaia e Bolzan (2008, 2010), Leontiev (1978, 1984), Marcelo (1999, 2009), Sarmento (2005, 2009), Tardif (2014), Vygostki (1991, 1995, 1996, 2001, 2011) referendam a abordagem teórica e metodológica, contribuindo na compreensão da tessitura da aprendizagem docente, a partir das narrativas das egressas, professoras que atuavam ou atuaram na educação infantil e/ou anos iniciais do ensino fundamental. Os achados da pesquisa sinalizam a aprendizagem docente como categoria central, que entrelaça as dimensões categoriais: trajetórias formativas, atividade docente de estudo, docência com a infância e organização do trabalho pedagógico com a infância. Quando essas dimensões são focadas, evidenciam os elementos categoriais, agrupados pelas relações internas que estabelecem, a partir das recorrências dos excertos das narrativas das egressas. Nessa tessitura, os processos formativos constitui-se elemento transversal, pois acompanha e perpassa todo o processo de se constituir na profissão. As culturas universitárias e as culturas escolares configuram-se como elementos contextuais, tendo em vista que abrangem a formação inicial e também se evidencia no retorno à instituição formativa como possibilidade de diálogo e manutenção do vínculo de estudo e investigação, complementando e problematizando as ações docentes na educação básica. Evidenciamos que a negociação, transgressão, articulação entre docentes são possíveis, tornando o espaço escolar permeável às mudanças, com processos de reflexão coletivos, deixando à vista a autoria e a criação professoral. O protagonismo compartilhado, que envolve as relações com as crianças, com os colegas, com as famílias, nos contextos de gestão da sala (de aula) e institucional, é uma meta para as egressas, que reconhecem que quando a iniciativa e a mobilização surgem de uma professora ou de um pequeno grupo, podem levar mais tempo para ser aceitas e se consolidarem na instituição, mas fortalece e instiga o desencadeamento de mudanças. Os contextos escolares geraram e ativaram as ações docentes, trazendo à discussão os saberes manifestos quanto à apropriação da cultura escrita na infância, considerando que essa é uma construção sociocultural. A finalidade dessa pesquisa, que define o campo temático, está relacionada às necessidades e às possibilidades de estudos que sustentam as relações e práticas investigativas na educação básica e educação superior, onde a problematização da docência com a infância torna-se basilar na construção e [re]significação dos saberes docentes, com a inserção profissional das egressas, configurando a aprendizagem de ser professora.
Collections
The following license files are associated with this item: