Show simple item record

dc.contributor.advisorAntunes, Mara Rubia
dc.creatorCaramês, Aline de Souza
dc.date.accessioned2016-04-25T15:48:40Z
dc.date.available2016-04-25T15:48:40Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1513
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe physical education at school develops subjects which work with the corporal culture embodying the most different ways to work with the body. Thus, the circus activities also can be included in the physical education by its activities possibilities of corporal domination with juggling, acrobatics, interpretation and flyover activities. This study objective was to verify the importance of the circus activities as a bodily practice inserted in the physical education subject at school in a way to propose the cultural comprehension of some circus issue. The methodology applied was structured by a descriptive and exploratory research pointed out in Scientifics papers that they were according with the proposed objective. The discussion showed that the circus world transformation was significant changes in the culture and these changes must be presented at school environment in special at the physical education to protect the student for a big bodily knowledge and about the context of a social reality through the comprehension and reflection of this student about the place in where is his/her culture bringing contributions to his/her critic thoughts and integral formation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArte circensepor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.titleDo picadeiro à escola: as atividades circenses e as relações com a educação físicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoA Educação Física escolar desenvolve conteúdos que trabalham a Cultura Corporal englobando as mais variadas formas de se trabalhar com o corpo. Desse modo, as atividades circenses também podem ser incluídas na Educação Física pelas suas possibilidades de atividades de domínio corporal com malabarismos, acrobacias, atividades de interpretação e atividades aéreas. O objetivo desse estudo foi verificar a importância das atividades circenses como uma das práticas corporais inseridas nos conteúdos da Educação Física escolar de forma a propor a compreensão de questões culturais do circo. A metodologia aplicada foi estruturada por uma pesquisa descritiva e exploratória pautada em achados científicos que estivessem de acordo com o objetivo proposto. As discussões mostraram que as transformações no mundo do circo foram mudanças significativas na cultura e que devem ser tratadas no ambiente escolar, em especial na Educação Física para favorecer ao aluno um conhecimento corporal amplo e sobre o contexto de sua realidade social, através da compreensão e reflexão desse aluno sobre o lugar em que está e a cultura que o rodeia, trazendo contribuições para seu pensamento crítico e a sua formação integral.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record


O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 4.1 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.