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dc.creatorLeal, Aline Jaime
dc.date.accessioned2018-12-27T12:47:38Z
dc.date.available2018-12-27T12:47:38Z
dc.date.issued2018-02-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15174
dc.description.abstractPractical activities in the teaching of Science are related to the development of skills and abilities related to doing Science, such as: observation, identification, proposition of hypotheses and argumentation. In the current scenario, these activities are not restricted only to face-to-face laboratories (PLs) existing in schools, since they can also be performed by remote and virtual laboratories through the Internet. The three types of laboratories have potentialities and limitations, but they do not overlap in terms of skills and competences development, and the combined use of the three types of laboratories is ideal. In this work, it was used color content, with an approach to elementary education, as a way to demonstrate that it is possible to use the three types of laboratories combined. Virtual learning labs (LVAs) have been used successfully in teaching science in the last decades. However, there is a shortage of this resource for the Basic Education, since the majority is destined to students of Higher Education. After analyzing scientific articles between 2001 and 2015, we verified that a virtual laboratory needs to have some characteristics to support the teaching and learning process of sciences, such as: present the theoretical content in a clear and succinct way; be easy to use in order to promote the digital inclusion of its users; be attractive and interactive to awaken interest and motivation of the students, as well as to enable communication between their users and present several methodologies to evaluate the students' learning process. Based on the above, the Virtual Laboratory of Cell Biology (LVBC) was developed from a constructivist perspective, addressing the contents: cell types, genetic material and cell division. The LVBC promoted the learning of students of Integrated High School, when applied with LP and traditional theoretical classes and was well evaluated by its users (students and teacher regent). The sections and content preferred by the LVBC students were: the animation, the interactive table, the simulators, the practical classes and the glossary. The activities of argument construction and justification in written form were those that the students presented greater difficulty and lower performance. The use of mental maps as mediators for the theoretical study in the LVBC was efficient, both for introduction and review of the content, the same was verified with the dramatization of mitosis.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologias da informação e da comunicação (TIC)por
dc.subjectLaboratório presencialpor
dc.subjectLaboratório remotopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectAtividades práticaspor
dc.subjectInformation and communication technologies (ICT)eng
dc.subjectHands-on laboratoryeng
dc.subjectRemote laboratoryeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectPractical activitieseng
dc.titleUso de laboratório virtual e de metodologias diversificadas no ensino de biologia celularpor
dc.title.alternativeDevelopment and application of a virtual laboratory of cell biologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs atividades práticas no ensino de Ciências estão relacionadas ao desenvolvimento de competências e habilidades do fazer Ciência, tais como: observação, identificação, proposição de hipóteses e argumentação. No cenário atual, essas atividades não se restringem somente aos laboratórios presenciais (LP) existentes nas escolas, uma vez que podem ser realizadas também por laboratórios remotos e virtuais através da Internet. Os três tipos de laboratórios possuem potencialidades e limitações, porém não se sobrepõem em termos de desenvolvimento de habilidades e competências, sendo o ideal o uso combinado dos três tipos de laboratórios. Neste trabalho, foi utilizando o conteúdo cores, com abordagem para o Ensino Fundamental, como forma de demonstrar que é possível o uso combinado dos três tipos de laboratórios. Os laboratórios virtuais de aprendizagem (LVA) têm sido empregados com sucesso no ensino de Ciências, nas últimas décadas. Contudo, há carência deste recurso para a Educação Básica, visto que a maioria é destinada a alunos do Ensino Superior. Após análise de artigos científicos entre 2001 e 2015, verificamos que um laboratório virtual necessita ter algumas características para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, como: apresentar o conteúdo teórico de forma clara e sucinta; ser fácil de usar para que promova a inclusão digital de seus usuários; ser atrativo e interativo para despertar o interesse e a motivação dos alunos, assim como possibilitar a comunicação entre seus usuários e apresentar diversas metodologias para avaliação do processo de aprendizagem dos alunos. Com base no exposto, foi desenvolvido o Laboratório Virtual de Biologia Celular (LVBC) sob uma perspectiva construtivista, abordando os conteúdos: tipos celulares, material genético e divisão celular. O LVBC promoveu a aprendizagem de alunos do Ensino Médio Integrado, quando aplicado com LP e aulas teóricas tradicionais e foi bem avaliado por seus usuários (alunos e professor regente). As seções e conteúdos preferidos pelos alunos do LVBC foram: a animação, a tabela interativa, os simuladores, as aulas práticas e o glossário. As atividades de construção de argumentos e justificativa de forma escrita foram as que os alunos apresentaram maior dificuldade e menor desempenho. O uso de mapas mentais como mediadores para o estudo teórico no LVBC foi eficiente, tanto para introdução como revisão do conteúdo, o mesmo foi verificado com a dramatização da mitose.por
dc.contributor.advisor1Sepel, Lenira Maria Nunes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9187175270021411por
dc.contributor.referee1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.referee2Severo, Carlos Emilio Padilla
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5767997369972952por
dc.contributor.referee3Scheid, Neusa Maria John
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9364946134370917por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2800528729027482por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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