Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDomingues, Cilce Agne
dc.creatorDutra, Catia Cilene Moraes
dc.date.accessioned2016-04-26T14:59:50Z
dc.date.available2016-04-26T14:59:50Z
dc.date.issued2005-05-22
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1517
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe present research had as thematic axis the construction of the logicalmathematical knowledge, involving referring inquiries in fact the Infantile Education, considering the formation of concepts and the ludical aspect. The study was characterized as research of qualitative stamp with base in reflections on the practice in classroom. The theoretical referential was elaborated in consonance with the authors' vision as: Perrenoud (2002), Piaget (1975, 1983), Kamii (1991, 2002), Smole (1996, 2000), Brenelli (1996), among others. Within the considered ideas, stand out the reflexive teacher front to the child's development in a perspective constructivist. In that the importance of the lúdico is stood out as one of the essential elements for the development of the mathematical talent and of the logical thought. The research gives exhibitions that the educator's reflection can contribute to enrich the own practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectConhecimento lógico matemáticopor
dc.titleA construção do conhecimento lógico-matemático na educação infantil: reflexões sobre a prática em sala de aulapor
dc.title.alternativeThe construction of the knowledge logical-mathematician in the children education: reflections about practical in classroomeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como eixo temático a construção do conhecimento lógicomatemático, envolvendo mais precisamente indagações referentes a Educação Infantil, considerando a formação de conceitos e o aspecto lúdico. O estudo caracterizou-se como pesquisa de cunho qualitativo com base em reflexões sobre a própria prática em sala de aula. O referencial teórico foi elaborado em consonância com a visão de autores como: Perrenoud (2002), Piaget (1975, 1983), Kamii (1991, 2002), Smole (1996, 2000), Brenelli (1996), entre outros. Dentre as idéias consideradas, destaca-se o professor reflexivo frente ao desenvolvimento da criança numa perspectiva construtivista. Ressalta-se a importância do lúdico como um dos elementos essenciais para o desenvolvimento do talento matemático e do pensamento lógico. A pesquisa dá mostras de que a reflexão do educador poderá contribuir para enriquecer a própria prática.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples