dc.contributor.advisor | Domingues, Cilce Agne | |
dc.creator | Dutra, Catia Cilene Moraes | |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T14:59:50Z | |
dc.date.available | 2016-04-26T14:59:50Z | |
dc.date.issued | 2005-05-22 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1517 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The present research had as thematic axis the construction of the logicalmathematical
knowledge, involving referring inquiries in fact the Infantile Education,
considering the formation of concepts and the ludical aspect. The study was
characterized as research of qualitative stamp with base in reflections on the practice
in classroom. The theoretical referential was elaborated in consonance with the
authors' vision as: Perrenoud (2002), Piaget (1975, 1983), Kamii (1991, 2002),
Smole (1996, 2000), Brenelli (1996), among others. Within the considered ideas,
stand out the reflexive teacher front to the child's development in a perspective
constructivist. In that the importance of the lúdico is stood out as one of the essential
elements for the development of the mathematical talent and of the logical thought.
The research gives exhibitions that the educator's reflection can contribute to enrich
the own practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Conhecimento lógico matemático | por |
dc.title | A construção do conhecimento lógico-matemático na educação infantil: reflexões sobre a prática em sala de aula | por |
dc.title.alternative | The construction of the knowledge logical-mathematician in the children education: reflections about practical in classroom | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como eixo temático a construção do conhecimento lógicomatemático,
envolvendo mais precisamente indagações referentes a Educação
Infantil, considerando a formação de conceitos e o aspecto lúdico. O estudo
caracterizou-se como pesquisa de cunho qualitativo com base em reflexões sobre a
própria prática em sala de aula. O referencial teórico foi elaborado em consonância
com a visão de autores como: Perrenoud (2002), Piaget (1975, 1983), Kamii (1991,
2002), Smole (1996, 2000), Brenelli (1996), entre outros. Dentre as idéias
consideradas, destaca-se o professor reflexivo frente ao desenvolvimento da criança
numa perspectiva construtivista. Ressalta-se a importância do lúdico como um dos
elementos essenciais para o desenvolvimento do talento matemático e do
pensamento lógico. A pesquisa dá mostras de que a reflexão do educador poderá
contribuir para enriquecer a própria prática. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |