dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Faccin, Ananda | |
dc.date.accessioned | 2019-01-04T14:26:00Z | |
dc.date.available | 2019-01-04T14:26:00Z | |
dc.date.issued | 2018-12-01 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15211 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This article aims to analyze the importance of audiovisual language, through the use of videos, in the teaching-learning process of young apprentices participating in the Legal Apprentice Program of the Center for Company-School Integration, CIEE/RS, in the cities of Agudo and Tupanciretã. Characterized as action research (GIL, 2002), it has as instruments of data collection a questionnaire prepared by the researcher with four closed questions about the use of videos. Thus, it was applied only in the meetings whose subjects had this object, in the classes of apprentices of these cities, during the period of august to october of 2018; later, the data were organized in a table, and analyzed quantitatively and qualitatively. The results point out that the evaluations vary from the modules in which the themes belong, and there is a need for the instructor's help in the interpretation in some cases, however, and most of the videos are considered easy to interpret. There were, among others, the themes related to technologies and Information and Communication Technologies. Therefore, the importance of the audiovisual language in the professional context in which these young people are inserted was perceived, which provided, through the use of videos, a better understanding of the subjects about. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Linguagem audiovisual | por |
dc.subject | Vídeo | por |
dc.subject | Aprendiz legal | por |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Audiovisual language | eng |
dc.subject | Image | eng |
dc.subject | Legal apprentice | eng |
dc.title | Audiovisual e o programa aprendiz legal: a importância do uso de vídeos no processo de ensino-aprendizagem de jovens aprendizes | por |
dc.title.alternative | Audiovisual and the learning program legal: the importance of video use in the process of teaching-learning of young learners | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo objetiva analisar a importância da linguagem audiovisual, por meio do uso de vídeos, no processo de ensino-aprendizagem de jovens aprendizes participantes do Programa Aprendiz Legal do Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE/RS, nas cidades de Agudo e Tupanciretã. Caracterizado como pesquisa-ação, tem como instrumento de coleta de dados um questionário elaborado pela pesquisadora com quatro questões fechadas sobre a utilização de vídeos. Assim, foi aplicado apenas nos encontros cujos temas tinham esse objeto, nas turmas de aprendizes dessas cidades, durante o período de agosto a outubro de 2018; posteriormente, os dados foram organizados em um quadro, analisados quanti e qualitativamente. Os resultados destacam que as avalições variam a partir dos módulos em que os temas pertencem, havendo a necessidade de ajuda da instrutora na interpretação em alguns casos, porém, sendo a maioria dos vídeos considerados de fácil interpretação. Houve, entre outros, destaque para os temas relacionados às tecnologias e Tecnologias da Informação e Comunicação. Portanto, percebeu-se a importância da linguagem audiovisual no contexto profissional em que esses jovens estão inseridos, a qual proporcionou, por meio do uso de vídeos, melhor compreensão dos assuntos sobre o mundo do trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |